LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE EM SAÚDE
Relatoria:
THAIS LOPES DO AMARAL UCHÔA
Autores:
  • MILENA GISELLE SOUSA DE ALMEIDA
  • ANDREIA PESSOA DA CRUZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica constitui-se em uma proposta que auxilia o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo pedagógico, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno a experiência de ampliar seu conhecimento, despertando o interesse para a docência e desenvolvendo habilidades e aptidões no campo do ensino. Objetivo: Este trabalho pretende demonstrar a importância dos projetos de monitoria desenvolvidos pela universidade, na formação de acadêmicos na área da saúde que desejam seguir a carreira docente, através da visão acadêmica de um monitor. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no período de Janeiro a Julho de 2015, no decorrer da experiência como bolsista de monitoria em introdução à enfermagem, sob a tutoria de uma enfermeira e docente na Universidade Federal do Pará. Resultados: No decorrer do período descrito, os monitores sob a orientação da professora responsável pelo projeto de monitoria, puderam participar de todo o processo pedagógico da disciplina, desde o planejamento das atividades, até as avaliações e práticas hospitalares, nesse processo incluíram-se: monitorar aulas práticas, auxiliar o professor na ministração de aulas teóricas, além de auxiliar nas avaliações e processo de aprendizagem, podendo exercitar sua criatividade baseados nos ensinamentos científicos aprendidos, também aprendendo as concepções e valores por meio de cada atividade que era aplicada, e sua contribuição para o resultado final na construção do saber dos alunos. Além disso, a experiência em sala de aula e nos campos de prática traz mais domínio tanto da teoria como na prática, por meio disso o aluno consegue adquirir uma visão crítica sobre a docência, tendo ciência de todos os seus benefícios e também de suas responsabilidades e dificuldades. Conclusão: Exercer a monitoria permite ao aluno criar metodologias que contribuam para o processo de aprendizagem, proporcionando uma oportunidade para os monitores de desenvolverem habilidades para a prática pedagógica, além de aumentarem o seu conhecimento, fatores que serão de extrema utilidade para o futuro exercício da docência.