Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM PARA A FORMAÇÃO QUALIFICADA DO PROFISSIONAL
Relatoria:
WYLMA DANUZZA GUIMARÃES BASTOS
Autores:
- Adriana Vitorino Arruda do Prado
- Gicely Regina Sobral da Silva Monteiro
- Raíssa Catarina Vergueiro Cesar
- Regina Célia de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução – Com os avanços no âmbito da educação, os cursos de especialização se difunde naturalmente. No que tange a enfermagem brasileira são oferecidos em formato de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Dentre estas, destaca-se a Residência em Enfermagem que é uma modalidade de pós-graduação lato sensu destinada a enfermeiros, na forma de curso de especialização, sob a responsabilidade de uma instituição. Objetivo - Descrever a importância e as contribuições da residência em enfermagem na formação do enfermeiro. Metodologia – Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória e descritiva e por isto não necessitou de aprovação de Comitê de Ética. Amostra foi composta por 11 artigos científicos nacionais na área de enfermagem, das bases de dados LILACS e SCIELO. Para a busca foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): residência em enfermagem, residência não-médica, educação em enfermagem e Educação em Saúde, selecionou-se estudos publicados de 1998 a 2008. Excluiu-se os artigos que não atenderam os critérios estabelecidos, as produções em outros idiomas, e os que não respondiam à pergunta norteadora. Resultados e discussão – Como importância destaca-se fundamentar o aperfeiçoamento do trabalho da enfermagem, corroborando com o cenário atual. Além da instrumentalização do enfermeiro no campo de ensino e pesquisa1. Como contribuição evidencia a complementação da formação do enfermeiro recém-formado, com observância no mercado de trabalho2, como também aprofunda o conhecimento científico e proficiência técnica decorrentes de educação em serviço, em regime de tempo integral3. Conclusões - A residência em enfermagem é uma potente prática educativa, que precisa ser compreendida de forma coesa e coerente, sendo benfeitora para quem dela se especializou, enfatizando a melhoria da formação destes profissionais e dos serviços de saúde que elas são desenvolvidas, pois os residentes efetuam trabalho prático e desenvolvem pesquisa no cenário que está envolvido. O enfermeiro residente tem uma formação holística e também delimitada na sua área de escolha da concentração do programa, criando competências e habilidades na sua profissão, pois este cenário é propício para situações de problematização, de planejamento estratégico, tornando-se um ambiente inovador para o nível da educação em saúde, estimulando as competências e habilidades deste profissional.