LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR
Relatoria:
LINAIANNE DOS SANTOS MARREIRO
Autores:
  • CECILIA NOGUEIRA VALENÇA
  • MARIA LEONOR PAIVA DA SILVA
  • RYANE TALITA DE ARAUJO ALVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os acidentes no ambiente escolar são frequentes e imprevisíveis. Na hora do intervalo para lanche na escola, por exemplo, as crianças brincam e fazem atividades que podem ou não provocar acidentes graves, dependendo da intensidade do acidente ou do modo que a criança é atendida. O primeiro atendimento é essencial para evitar maiores complicações e sequelas permanentes. Com isso, percebe-se a necessidade de orientação no espaço escolar, não apenas aos professores, mas também aos alunos que têm que estar preparados para agir nesses acidentes. Eles necessitam de orientação para atuar nos primeiros socorros, tendo em vista que na maioria dos casos um atendimento rápido pode salvar uma vida. OBJETIVO: Discutir a importância de projetos de primeiros socorros realizados no ambiente escolar, através da produção científica. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de publicações que discorrem sobre a importância dos projetos de primeiros socorros no ambiente escolar. Foram selecionados e analisados artigos publicados em português e indexados nas bases de dados Scielo e BDENF, de 2010 a 2015. RESULTADOS: Os procedimentos de primeiros socorrors possibilitam uma melhor assistência às vítimas desde a escola, onde ocorreu o acidente, até a chegada de um profissional de saúde para realização de atendimento especializado. As capacitações, através de projetos e ações educativas, permitem a criação/ampliação do conhecimento de alunos e professores, além da possibilidade de discutir as dúvidas ocorridas no momento. Alguns professores já presenciaram situações que necessitaram da utilização de ações de primeiros socorros, porém os procedimentos foram realizados com insegurança por falta de informação. Em algumas escolas já existiam professores com o conhecimento acerca do assunto, em outras, havia um déficit de informações tanto na prática quanto na teoria. Essa troca de conhecimento proporcionada pela realização de ações educativas e projetos feitas nas escolas é muito importante para a construção e a ampliação do conhecimento de todos que presenciam constantemente situações que necessitam de intervenções rápidas, seguras e adequadas. CONCLUSÃO: A produção científica analisada mostrou a importância do desenvolvimento de ações educativas e projetos de projetos de primeiros socorros realizados no ambiente escolar, pois contribuem para o conhecimento de professores e alunos diante das situações de urgência e emergência que podem acontecer na escola.