Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
O PIBID INTERDISCIPLINAR/UERN NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ITAYANE DANTAS DOS SANTOS
Autores:
- Jenifer Thaís Dantas de Lima
- Clécio André Alves da Silva Maia
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) está presente em todo o Brasil, auxiliando milhares de estudantes no exercício docente, orientando para o futuro e auxiliando na melhoria da educação básica. Segundo o capítulo I, Art. 2º, da portaria N° 096 que regulamenta o PIBID, afirma que o PIBID tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Consequentemente, o programa promove ao discente de enfermagem contato com a prática, além de desafios de promover a educação em saúde no ambiente escolar. Assim, o PIBID interdisciplinar (Filosofia/Enfermagem), Campus Caicó (CaC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), desenvolve ações no ambiente escolar. Objetivo: Relatar a contribuição do PIBID interdisciplinar na formação do discente de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação do estudante de enfermagem nas diversas ações que o PIBID interdisciplinar do CaC/UERN desenvolveu durante o período de março de 2014 à junho de 2015, na Escola Estadual Padre Edmund Kagerer, em Caicó-RN. Participam do programa 25 pessoas: 20 discentes, 4 supervisores, estes professores efetivos da escola, e 1 coordenador de área. São subdivididos em grupos formados por 5 alunos e 1 supervisor. Resultados: Realizou-se as ações nas turmas do fundamental, no turno vespertino e com as turmas do EJA no turno noturno. Iniciou-se com os estudos sobre a portaria Nº096, além da lei do EJA, Ensino Médio, Programa Mais Educação, Programa Ensino Médio diferenciado. No ano de 2014, desenvolveram-se ações relacionadas à saúde, como alimentação saudável, mostrando a importância de uma alimentação saudável e a prática de atividade física, doenças relacionadas a má alimentação; ações sobre cidadania, sendo discutido o Preconceito com as diversas turmas da escola. No ano de 2015, desenvolveu-se um álbum de memórias com a turma do 3° período da EJA. Conclusão: A participação do discente de enfermagem no PIBID interdisciplinar prepara-o a ir além da clínica, inserindo-os em diferentes realidades e situações aos quais não estão habituados. Além de aprenderem metodologias que contribuem para desenvolverem educação popular em saúde e os colocam em contato direto com a experiência docente. Desta forma possibilitando uma formação completa permeando nas diversas áreas de atuação em saúde.