Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO (BT) NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
ANA CLARA SOUZA LIMA
Autores:
- Carolina da Cunha Lima de Mendonça Pedrosa
- Mariana Emanuelle Maia
- Jakeline Sheila Duarte Pereira
- Jousicélia Bezerra do Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A hospitalização é uma experiência difícil de ser vivenciado pela criança, e assim, o brinquedo terapêutico aparece como um instrumento capaz de tornar a hospitalização infantil menos traumática, pois permite a mesma aliviar suas tensões. OBJETIVO: O estudo teve como objetivo investigar quais os trabalhos científicos foram publicados entre os anos de 2004 e 2015 relacionados ao Brinquedo Terapêutico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. A busca dos artigos foi realizada no site da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) utilizando os descritores juntos aos operadores booleanos: “jogos e brinquedos OR brinquedos AND terapia AND crianças”, sendo encontrados 1.285 artigos. RESULTADOS: Após leitura exaustiva dos artigos, seguiu-se a construção de uma tabela resgatando dados importantes como: nome do artigo; ano; base de dados; periódico; autor; amostra; metodologia; resultados e conclusão, referentes a cada estudo. Seguiu-se então a análise dos conteúdos encontrados, utilizando-se a técnica de análise temática. A análise dos artigos deram origem a quatro categorias temáticas a saber: a utilização do brinquedo terapêutico como facilitador na adesão do tratamento; o brinquedo terapêutico como estratégia no alívio das tensões diante da hospitalização; o brinquedo terapêutico como instrumento que viabiliza a compreensão da realidade da criança e o brinquedo terapêutico como instrumento de humanização da assistência hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise da temática brinquedo terapêutico na introdução da criança hospitalizada é uma forma lúdica em que nos provoca como discentes a percepção da melhora otimizada em que a criança desenvolve a imaginação, criatividade, humanização a principalmente a aceitação do brinquedo terapêutico na sua permanência no âmbito hospitalar, para tanto foi observado o interesse dos dissentes e das crianças hospitalizadas nas investidas de cada vez mais inserir a criança nessa atividade pois, o olhar deslumbrado e imaginação otimizam a sua estadia é um processo em que gera o sorriso fácil e educativo na criança e nos discentes experiência facilitadora e encantadora.