LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
PROCESSO DE ENFERMAGEM A USUÁRIOS DIALÍTICOS: ELABORANDO UM PROTOCOLO DE ATENÇÃO
Relatoria:
Rosângela Nunes Almeida
Autores:
  • Felipe Santana e Silva
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha
  • Joyce Driely Carvalho Silva
  • Jaiane de Melo Vilanova
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A doença renal tem elevada morbimortalidade e se apresenta como um dos mais importantes agravos à saúde da população e requer cuidados de enfermagem de forma sistematizada. Assim, o Processo de Enfermagem é uma ferramenta indispensável, por se tratar de uma metodologia científica, utilizada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora da qualidade de vida e maior autonomia aos profissionais de enfermagem. O objetivo deste estudo foi elaborar a Sistematização da Assistência de Enfermagem a pacientes dialíticos do Centro de Diálise de Caxias – MA, por meio da elaboração de protocolo de atenção. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem quanti-qualitativa, por triangulação de métodos, por meio da observação estruturada, do uso de um “check list” e da aplicação de um questionário. Verificou-se que as principais dificuldades encontradas pelos enfermeiros para implantar o Processo de Enfermagem são: sobrecarga de funções, falta de tempo, desinteresse e pouca interação entre os profissionais da instituição, pouco conhecimento sobre a sistematização da assistência. Além disso, a pesquisa apontou ainda, que a Hipertensão Arterial Sistêmica é a principal doença de base que acomete os pacientes do Centro de Diálise. Destaca-se que o Processo de Enfermagem é de fundamental importância, porém a falta de conhecimento por parte dos enfermeiros, aliada ao grande número de funções que desempenham limitam sua implementação. Logo, este protocolo facilitará o desenvolvimento das atividades no Centro de Diálise, uma vez que listará os principais diagnósticos e intervenções, exigindo apenas que os profissionais desenvolvam o raciocínio crítico e utilizem o que melhor convir para o caso.