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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UM OLHAR PARA A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA
Relatoria:
DÉBORA MARTINS WERKEMA
Autores:
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • Nathália da Silva Correia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Com vista na qualidade, as organizações de saúde tem se esforçado em passar por transformações visando à exigência de sua clientela. Nesse contexto atual, gestores adotam estratégias que tem por meta a qualidade, objetivando eliminar custos considerados inaceitáveis, tais como aqueles relacionados à má qualidade, morbidade e mortalidade crescentes ou até despesas com “retrabalho”. A visão da enfermagem pelos autores contemporâneos abrange uma assistência preocupada com o padrão de qualidade sem deixar de lado a atenção com o custo-benefício. Objetivos: Analisar publicações relacionadas à qualidade da assistência de Enfermagem em âmbito hospitalar e suas principais implicações para os profissionais enfermeiros. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada através de materiais científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - LILACS e BDENF. Por meio dos descritores “Qualidade da assistência à saúde”; “Serviço hospitalar de enfermagem”; e “Administração em saúde”, foram encontrados 568 artigos, dos quais se selecionou 14, considerando os critérios: texto completo disponível; ano de publicação entre 2010 e 2015; disponíveis na língua portuguesa. A partir da amostra encontrada os artigos foram lidos e foram retirados os artigos que estavam em repetição, restando 8 (oito) artigos. Os mesmos foram categorizados de acordo com: ano de publicação, tema, resultados e tipo de abordagem. Resultados: Após análise dos oito artigos encontrados; três foram publicados no ano de 2011; um em 2012; dois em 2013; e dois em 2014. Sendo que quatro dos artigos tinha como tema o gerenciamento da qualidade da assistência de enfermagem em serviços de emergência, abrangendo também a perspectiva do profissional frente às dificuldades e desafios impostos; três abordaram a análise de diferentes protocolos institucionais voltados para avaliação da qualidade, abordando implantação e resultado dos mesmos e apenas um tinha como temática as questões éticas no gerenciamento das equipes de enfermagem hospitalar, bem como os desafios dos gestores em lidar com os problemas envolvidos neste processo. Conclusão: A partir desse estudo pode-se perceber que assistência de enfermagem hospitalar, independentemente do setor, vem sofrendo transformações baseadas nos padrões e expectativas atuais, tanto dos clientes quanto das organizações e o enfermeiro, como gestor da equipe, necessita adaptar seu processo de trabalho diante dessa nova perspectiva.