Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Relatoria:
ANA RAQUEL DO CARMO LOURENÇO
Autores:
- Josymara da Silva Duarte
- Silvana Maria Braga Menezes Neves
- ANA PATRICIA ARRAIS SILVA
- JOSIMEIRE RIBEIRO DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A Educação continuada pode ser conceituada como um programa que auxilia na formação e no desenvolvimento teórico-prático dos profissionais de saúde tendo como objetivo manter a equipe atualizada no processo educativo para assim, oferecer uma assistência qualificada aos usuários do sistema. Além disso, tem como finalidade aprimorar as habilidades adquiridas e renovar conhecimentos ultrapassados, construindo novos saberes. O enfermeiro desempenha um importante papel nesse processo educativo, por estar à frente das diversas atividades na Estratégia Saúde da Família, exercendo função de educador em saúde dentro e fora da unidade, conforme as suas bases conceituais. Objetivos: O estudo tem como objetivo destacar a importância do processo educação-saúde, bem como avaliar o papel do enfermeiro na construção desse conceito. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, sendo realizado entre o período de janeiro a abril de 2015, com base nos dados encontrados em artigos on-line. A revisão foi ampliada através da busca de referências bibliográficas relevantes que tratasse da temática proposta. Resultados: O enfermeiro tem importante papel nesse processo ao passo em que ele consegue gerir a unidade e os profissionais de modo a engajar a equipe. Mas alguns estudos mostraram que o enfermeiro se apresenta distante na prática de atividades educativas. Ainda, observa-se uma diferença entre necessidade e realidade do serviço de enfermagem, para isso devem-se buscar capacitações. Para se realizar uma educação continuada de qualidade deve-se primeiramente conhecer a realidade do serviço e os problemas existentes, e assim fornecer um suporte teórico para que os próprios sujeitos envolvidos consigam identificar suas limitações, adequações ou não de sua prática, para que assim, consigam transformar e melhorar a sua atuação, tendo em mente a responsabilidade em garantir uma assistência de qualidade ao usuário. Conclusão: A educação continuada é, portanto, o programa responsável pela melhoria na assistência e pela qualificação dos profissionais de saúde. Sendo de total importância que haja a integração e o interesse de toda a equipe para se manter atualizada no processo educação-saúde.