Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARÍLIA RUTE DE SOUTO MEDEIROS
Autores:
- BEATRIZ TÁVINA VIANA CABRAL
- Cecília Nogueira Valença
- Ana Flávia Costa da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, legislação e trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Cabe ao enfermeiro: realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar usuários a outros serviços, planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde, participar do gerenciamento dos insumos necessários para o funcionamento da unidade básica de saúde da família. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma estudante no seu estágio curricular supervisionado de enfermagem na atenção básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido por uma estudante do oitavo período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em uma unidade de saúde da família na cidade de Santa Cruz/RN, por meio do estágio supervisionado. Ocorreu de fevereiro até junho de 2015 e contemplou os projetos assistenciais, as demandas dos usuários e da equipe. Como dados secundários, foram utilizados artigos e manuais do ministério da saúde acerca da Atenção Básica em Saúde. RESULTADOS: No decorrer do estágio, pôde-se perceber a importância do processo de trabalho da equipe de enfermagem dentro dos serviços de atenção básica, realizando ações de promoção, prevenção, proteção, reabilitação e recuperação do quadro de saúde dos indivíduos e das famílias. Nesse tempo foi permitido à estudante a realização de condutas e procedimentos associando ao conhecimento teórico a prática cotidiana do enfermeiro, realização das consultas, das práticas de educação em saúde, e no âmbito gerencial da unidade. O estágio permite ao aluno confronto direto entre a teoria e a prática de enfermagem, a partir de uma visão assistencial multidimensional, favorecendo sua maturidade acadêmico-profissional. Assim, é possível criar uma identidade profissional com o enfermeiro, fundamentada na experiência prática, partindo dos conhecimentos científicos e também das experiências pessoais, proporcionando ao estudante segurança e postura crítica, reflexiva e ética. CONCLUSÃO: Durante o estágio supervisionado foi observada a interação entre todos que compõem a equipe da unidade e o relevante papel do enfermeiro na continuidade da assistência.