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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AO PROGRAMA DE HIPERDIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatoria:
THASSIA CHRISTINA AZEVEDO DA SILVA
Autores:
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • MARIA JOSÉ DA SILVA ALVES
  • Mariana Suênia Soares de Miranda
  • Thais Dandara Azevedo da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O Brasil é marcado epidemiologicamente pela situação gritante do aumento dos casos das doenças crônicas como a Hipertensão Arterial (HA) e o Diabetes Mellitus (DM), o que pode ser constatado a partir do aumento da demanda desses usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em meio a esse cenário o Ministério da Saúde criou em 2002 o sistema de cadastramento e acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos - HIPERDIA, um programa destinado à prevenção e promoção da saúde dos hipertensos e diabéticos. Nesse contexto, a educação em saúde é de fundamental importância no controle dessas doenças, pois o Enfermeiro como coordenador da UBS, desempenha papel central praticando ações educativas baseadas nas mais diversas técnicas educacionais. Na prática dessas atividades o enfermeiro depara-se quase sempre com um cenário plural, utilizando-se do diálogo e da troca de saberes científico e popular no desenvolvimento de seu trabalho educacional, visando estabelecer a autonomia dos usuários e objetivando melhoria da qualidade de vida e garantia da adesão ao tratamento. Objetivos: Analisar sistematicamente o papel do enfermeiro na educação em saúde e a importância da sua atividade frente ao programa de HIPERDIA. Metodologia: Refere-se a um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica. Partindo-se da leitura e reflexão de cinco artigos dos últimos cinco anos que foram analisados periódicos indexados em bases de dados eletrônicos (BVS – SCIELO/LILACS e BIREME) referentes à temática, utilizando-se dos seguintes descritores: “Educação em Saúde”; “Hipertensão Arterial” e “Diabetes Mellitus”, aplicando o operador booleano AND. Resultados: Diante da análise foi possível constatar a participação do enfermeiro frente à prática das atividades educativas junto ao grupo de HIPERDIA, do qual, nota-se a importância desse profissional na abordagem participativa dos usuários, estabelecendo um controle dessas comorbidades. Introduzindo mudanças no estilo de vida e facilitando sua adesão ao tratamento. Conclusão: Conclui-se que o Enfermeiro é o protagonista quanto à disseminação da educação por meio dos encontros com o grupo de HIPERDIA que vai muito além da simples transmissão de conhecimentos, contextualizando a prevenção e a promoção das HA e DM à realidade social e familiar do usuário. As ações educacionais desenvolvidas proporcionam integração dos usuários com a família, mudança de comportamentos e aquisição de hábitos alimentares saudáveis.