LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL DO PROCESSO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANA ALINE MATOS DE MEDEIROS
Autores:
  • Tatiane Isabela de Araújo
  • Danyelle Mayara Gonçalves de Azevêdo
  • Gedson Nogueira Santos
  • Rosangela Diniz Cavalcante
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A saúde da população está diretamente relacionada com o ambiente social no qual estão inseridos, com as condições de vida, dentre elas a distribuição de renda, o nível de escolaridade, a moradia, o trabalho e o lazer. Nesse sentido, a educação em saúde, representa uma estratégia promissora para enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam a população. Com relação à esse aspecto se insere a violência que acontece desde o início dos tempos, porém suas formas foram evoluindo, se aprimorando e se diversificando. Atualmente, é um dos problemas sociais encontrados na humanidade. OBJETIVO: Relatar atividade de educação em saúde vivenciada por acadêmicos do sexto período letivo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na Escola Municipal Professora Inah Medeiros Dantas, município de Caicó/RN. METODOLOGIA: O trabalho teve como embasamento metodológico a disciplina Estágio Supervisionado I e desenvolveu-se no dia 06 de agosto de 2013 após a realização de visitas a escola para reconhecimento da realidade local. Diante das conversas com a equipe da escola, foi elencada a temática relacionada a violência, visto que no momento era o aspecto mais crítico vivenciado naquele ambiente. RESULTADOS: A ação foi desenvolvida durante o turno matutino com o acolhimento das crianças, as quais foram orientadas quanto aos tipos de violência (violência Urbana, Violência Sexual, Violência Moral- Bulling, e a Violência Doméstica). A explanação do assunto foi realizada através de uma brincadeira de perguntas e respostas, no qual foram divididos os grupos entre meninos e meninas. Foi realizada uma peça teatral com fantoches, elaborada em uma linguagem que facilitava o entendimento das crianças sobre a importância da violência e o mal que ela causa. Realizado um concurso de cartazes, elaborados pelos alunos durante a semana anterior do projeto com premiação e brinde para o vencedor, terminando com uma passeata. CONCLUSÃO: A experiência possibilitou discussões e reflexões sobre a importância do profissional enfermeiro como a gente formador de opiniões, bem como proporcionou uma leitura diferente do problema, visto que as crianças expuseram opiniões e experiências vivenciadas. Essa troca de saberes proporcionou uma visão ampla sobre os aspectos relacionados a educação em saúde, que pautado em relações dialógicas e na valorização do saber popular.