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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM UM CENTRO DE APOIO À GESTANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GILMARA DE LUCENA BESERRA
Autores:
  • Janaina Silva Rodrigues Albuquerque
  • Germanna Maria Lima Mendes
  • Adanilly Ranielly da Silva
  • Alana Santos Monte
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ato de amamentar é a melhor estratégia de afeto, proteção e nutrição para criança, assim o leite materno oferta substâncias e nutrientes necessários para o bebê. O tempo indicado para o aleitamento materno exclusivo é de seis meses, podendo ser complementado com outros alimentos até dois anos ou mais. Tendo em vista a importância da Enfermagem na atenção ao binômio mãe-filho, torna-se importante o incentivo ao aleitamento materno. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de uma atividade educativa sobre aleitamento materno em um centro de apoio à gestante. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido no Estágio Supervisionado II, do Centro Universitário Estácio do Ceará, em maio de 2015. Realizada uma atividade educativa sobre o aleitamento materno em um centro de apoio à gestante de um hospital de referencia em atendimento obstétrico localizado em Fortaleza-Ce. Foram utilizados como recursos: folhetos informativos, ilustrações e demonstrações de praticas corretas de amamentação. Ao final da atividade foi realizado um feedback sobre as principais informações repassadas às gestantes. Resultados: Para o desenvolvimento da atividade educativa foi utilizada linguagem simples para se tornar acessível à todas. Participaram 15 gestantes e os principais assuntos abordados foram: benefícios do aleitamento, posições e pega correta, ordenha, mitos e tabus sobre amamentação e problemas mamários. A atividade teve duração de 20 minutos. A atividade teve como dificuldade a baixa adesão das mulheres, por estarem dormindo, em consulta com o médico, realizando exames ou visitando o bebê na UTI. As principais discussões e dúvidas foram relacionadas à qualidade do leite e a duração de cada mamada. Houve participação das gestantes durante todo o momento, no qual as multíparas trocavam experiências anteriores e as nulíparas demonstravam-se bastante interessadas em aprender. Conclusão: A atividade educativa realizada foi de suma importância para os acadêmicos de enfermagem, pois se pode ensinar e, sem dúvida, aprender, através de cada gesto e palavra expressos pelas gestantes. No final do momento as participantes ressaltaram a importância da prática realizada. Através da educação e saúde podemos ampliar nossa visão para o processo de construção de uma assistência integral e humanizada.