Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Relatoria:
LAELSON ROCHELLE MILANÊS SOUSA
Autores:
- Karla Viviane Araújo Feitosa
- CRISTHIANO NEIVA SANTOS BARBOSA
- JOAQUIM GUERRA DE OLIVEIRA NETO
- MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A gravidez na adolescência é um importante problema de saúde pública e é uma questão que tem sido discutida pelos setores governamentais e da saúde. Objetivo: Este estudo objetivou investigar a produção científica sobre a gravidez na adolescência. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A seleção dos estudos foi realizada na base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online) com os descritores: adolescente e gravidez. A busca resultou em 266 estudos. Após o uso dos critérios de inclusão obteve-se 63 estudos, sendo 11 repetidos e 2 estudos de revisão, com isso, foram pré-selecionados 50 artigos. Após leitura criteriosa dos trabalhos na integra foram excluídos 38 estudos por não se adequarem ao objetivo deste artigo, dessa forma, a amostra contou com 12 artigos para análise, os dados foram processados eletronicamente por meio do software IRAMUTEQ, um programa de análise textual que foi desenvolvido em 2009 por Pierre Ratinaud na França. Entretanto, seu uso no Brasil só foi iniciado em 2013. Resultados: Do total de estudos identificados nas buscas, selecionaram-se 12 para compor a amostra. Assim, o IRAMUTEQ reconheceu a separação do corpus em 11 unidades de textos iniciais, 98 segmentos de textos, 1184 formas distintas e 3427 ocorrências de palavras no texto. A frequência média das formas por segmento foi de 34.9699388 que resultou em 4 classes semânticas distintas, analisadas pela Classificação Hierárquica Descendente que considerou a associação das classes às variáveis fixas do estudo: base de dados, ano de publicação e região do país. As variáveis fixas correspondem ao material submetido ao processamento, sendo considerado 67,35% do corpus. A análise dos agrupamentos de palavras e interpretação dos significados conduziu a nomeação dos respectivos sentidos das classes: Classe 1 – Prevenção da gravidez na adolescência; Classe 2 – Planejamento familiar na adolescência; Classe 3 – Fatores de risco para a gravidez na adolescência; Classe 4 – Atuação da Estratégia Saúde da Família no enfrentamento à gestação não planejada na adolescência. Os principais vocábulos que compõem cada classe tiveram associações estatísticas extramente significantes por meio do Teste Qui-quadrado. Conclusão: Conclui-se que os estudos demonstraram fatores que estão associados à gravidez na adolescência. Percebeu-se que estratégias devem ser implementadas a fim de contemplar os grupos considerados de maior vulnerabilidade.