Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FÁBIA MONIQUE DA SILVA
Autores:
- Duana Gabrielle de Lemos Costa
- SANDRA TRINDADE LOW
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO No módulo de saúde da criança o acadêmico monitor é um facilitador e mediador da aprendizagem de outro acadêmico. É um agente que interage e forma vínculo com colegas e professores responsáveis pelo módulo. ¹ A assistência de enfermagem a saúde da criança, é um conhecimento importante que o acadêmico depois de formado precisa estar apto para devolve-lo a população.² A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que facilita o estudo dos discentes,ajudando a solucionar dificuldades com relação ao entendimento dos conteúdos possibilitando sanar dúvidas e o aprimoramento do conhecimento, favorecendo assim, um maior nível de destreza na realização dos procedimentos.¹,³ OBJETIVO Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desempenho de suas atividades de monitoria no módulo de saúde da criança e do adolescente para enfermagem. METODOLOGIA Trata-se de um relato de experiência, por meio da descrição de experiências vivenciadas, na Universidade de Pernambuco durante a Prática de Monitoria de Saúde da Criança e do Adolescente, no período compreendido entre os meses de março de 2014 a março de 2015 RESULTADO/DISCUSSÃO O módulo de saúde da criança e do adolescente integra a matriz curricular no curso de Bacharelado em Enfermagem, na Universidade de Pernambuco no segundo ano de curso. A monitoria possibilitou estar junto ao acadêmico na prática da Puericultura, Exame Físico da criança, Imunização na infância e adolescência, Rede de Frio, Medidas Antropométricas, Banho do Recém-nascido, Alimentação da criança, Principais diagnósticos de enfermagem em saúde da criança e do adolescente, e o Cartão de saúde da criança junto ao Professor. Estes temas foram vivenciados no ambulatório e maternidade escola. Além de executar ações de enfermagem vivenciamos o contato com o serviço e seus profissionais. Com relação ao acompanhamento dos discentes, percebeu-se o crescimento acadêmico dos alunos no decorrer da monitoria, onde puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula e também, expor e solucionar suas dúvidas com relação a saúde da criança e do adolescente. CONCLUSÃO A monitoria permitiu nova experiência de ensino com troca de saberes entre acadêmicos, professores e profissionais de saúde, favorecendo vivência que promoveu aperfeiçoamento da destreza manual com relação às técnicas de enfermagem, além de ser mais uma oportunidade de conviver com o ambiente de trabalho antes de estar graduada tornando o discente mais seguro.