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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
QUEBRANDO PARADIGMAS COM O CAPS II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NATHALIA ELLEN MAIA NUNES
Autores:
  • AMANDA FERNANDES MACHADO
  • ARYDYJANY GONÇALVES NASCIMENTO
  • MIKE DOUGLAS LOPES FERNANDES
  • ALISSAN KARINE LIMA MARTINS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Desde o início do movimento de luta antimanicomial, iniciado no Brasil em 1987, a tentativa quanto à reestruturação de conceitos e à desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos vem sendo travada em todo o país. Para garantir a efetividade desses princípios, faz-se necessário que a formação dos profissionais de saúde volte-se para o reconhecimento do processo de trabalho desenvolvido nos serviços substitutivos da Rede de Atenção Psicossocial de modo a desmistificar estigmas e integrar novos sujeitos no processo de atenção em saúde mental. OBJETIVOS: Relatar a experiência de integração ensino-serviço na formação em enfermagem. METODOLOGIA: Relato de experiência vivenciada na disciplina de Saúde Mental do curso de graduação em Enfermagem. Foram inicialmente apresentadas temáticas a respeito dos marcos alcançados pela luta antimanicominal enquanto integrante de um processo político e social complexo. Posteriormente foram divididos grupos para visitas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), onde seriam realizadas oficinas e atividades dinâmicas com os usuários e a equipe profissional. RESULTADOS: Com as visitas, os alunos puderam interagir com os usuários do CAPS II e foi possível presenciar a mudança nas percepções enraizadas pelas questões culturais e sociais. As oficinas e dinâmicas realizadas ajudaram a interagir e poder conhecer um pouco mais de cada usuário, apesar do medo presente inicialmente, fazendo com que o processo de trabalho em saúde mental fosse reconhecido e disseminado, contribuindo com o processo de luta antimanicomial. CONCLUSÃO: Após as visitas e com a realidade realmente apresentada, enquanto acadêmicos de Enfermagem, foi possível ver que o medo e a insegurança anteriormente sentidos desapareceram e perceber que ambos não passaram de preconceitos que a própria sociedade impõe desde a infância e a partir dessa experiência os discentes podem tornar-se disseminadores dessas informações obtidas com membros ainda isolados da sociedade, contribuindo com a quebra de paradigmas que podem tornar essa luta muito mais fácil de ser ganha.