LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCANDO PARA A VIDA: PREVENÇÕES DE ACIDENTES E NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA PARAÍBA
Relatoria:
FRANCISCO FERNANDES ABEL MANGUEIRA
Autores:
  • Amanda Soares
  • Wanderson Lima Formiga
  • Vanessa Dantas de Macena
  • Joseni Souza da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As situações de urgência e emergência no cotidiano são mais comuns do que se imagina, assim podemos observar diariamente algumas situações que requer cuidados e noções de primeiros socorros por parte da população, pois quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de sobrevivência e menor os casos de sequelas nas vítimas. Como preconiza o SUS, promover, prevenir e recuperar a saúde é um papel de fundamental importância e um dever inerente aos profissionais de saúde, onde devem transmitir informações e conscientizar a comunidade a cerca deste assunto. Assim, um projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande, para trabalhar com alunos de uma escola pública do sertão paraibano, com o intuito de transmitir informações sobre como agir em situações de parada cardiorrespiratória. Objetivo: Com base nos estudos realizados nas literaturas sobre noções de primeiros socorros em parada cardiorrespiratória, relatar a transmissão dos conhecimentos para os alunos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo do tipo Relato de Experiência, realizado entre os meses de maio a dezembro de 2014 em algumas escolas públicas na cidade de Sousa-PB, onde graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande ministraram aulas expositivas tanto teóricas quanto práticas. Também foi aplicado um questionário com perguntas objetivas antes e depois do projeto, com o propósito de avaliar o grau de conhecimento adquirido pelos alunos. Resultados: Ao final observou-se que após a aplicação das orientações, cerca de 90% dos alunos sabiam como agir diante de uma situação de parada cardiorrespiratória. Tais resultados foram considerados positivos, pois, antes da aplicação do projeto, a maioria dos alunos não sabia o que fazer em uma situação como a descrita. Conclusão: Assim percebe-se que, mesmo com os resultados alcançados, a comunidade ainda é bastante carente em conhecimentos, principalmente nos pontos mais preconizados pelo SUS como a prevenção e promoção da saúde. Portanto, percebe-se uma grande lacuna na interação entre as equipes de saúde e a comunidade, sendo este um papel de fundamental importância e de responsabilidade dos membros que constituem a Estratégia de Saúde da Família. Observou-se neste caso a importância desse projeto que vai de encontro à população, preparando-a para atender adequadamente e aumentando as chances de sobrevivência das vítimas de parada cardiorrespiratória.