LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
HOSPITAL SIMULADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
LARISSA MENDONÇA TORRES Rosário
Autores:
  • Gracimary Alves Teixeira
  • Thais Rosental Gabriel Lopes
  • Jovanka Bittencourt Leite Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: os aspectos práticos da formação em saúde são tradicionalmente obtidos através do contato com o paciente em situações clínicas sob supervisão e está sujeito a diversas exigências éticas e limitações técnicas, entre estas merece destaque a da repetição do fenômeno, que é essencial a construção de habilidades técnicas dos futuros profissionais. Nesse sentido, a utilização de simulação e/ou demonstração representa um importante instrumento para a construção dessas habilidades essenciais ao processo de trabalho em saúde, uma vez que a mesma permite a repetição das ações e a correção dos erros que por ventura venham ocorrer. OBJETIVO: descrever a importância da utilização do hospital simulado no processo de formação do enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência de docentes do curso de enfermagem da Universidade Potiguar (UnP), Campus Mossoró, na utilização do hospital simulado no processo de formação do enfermeiro, durante o semestre 2014.1 até 2015.1. RESULTADOS: as simulações realizadas no Hospital Simulado buscam desenvolver visão crítica e construtiva da prática hospitalar e clínica, está relacionado à perspectiva do uso de uma ferramenta que possibilite aos discentes vivenciar e praticar habilidades as quais são inerentes à formação destes, além de permitir reflexões que abranjam o fomento ético e o relacionamento interpessoal, favorecendo com isso uma formação mais sólida. Através do uso da simulação, diversas situações podem estar sendo trabalhadas no sentido da busca do desenvolvimento de habilidades que permitam ao acadêmico refletir sobre responsabilidades e deveres que na maioria das vezes seria dificultada pela inserção direta nos campos de prática clínica e ou ausência de momentos que proporcionem estes ensaios de condutas. CONCLUSÃO: a construção de espaços para as simulações representa um importante avanço no contexto da formação em saúde, entretanto, não se concebe reduzi-lo apenas à realização de atividades técnicas para geração de habilidades específicas, visto que o hospital simulado representa um importante laboratório para uma formação viva em saúde, na qual conhecimentos científicos e conhecimentos humanísticos podem dialogar no processo de formação desse futuro profissional da saúde.