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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ESTUDO CLÍNICO COMO CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE DISCENTES NA ENFERMAGEM
Relatoria:
REGINA DE SOUZA BARROS
Autores:
  • DAYANA XAVIER DE BARROS
  • POLIANA NUNES GESTEIRA DE ASEVEDO
  • KATIA RODRIGUES MENEZES
  • Manuela Costa Melo
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O estudo clínico é uma metodologia de pesquisa, onde tornamos científica a experiência empírica, muito difundido na academia, principalmente nas áreas de saúde, em nossa escola ele é amplamente utilizado com uma visão crítica-reflexiva. Esse método enriquece o futuro profissional dos estudantes sob nossa tutela, pois, permite o contato com a realidade. OBJETIVO: Relatar nossa experiência de estudo para uma melhor utilização do estudo clínico em nossa vivência nas Habilidades Profissionais de Enfermagem (HPE), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). MÉTODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na ESCS, durante discussões do grupo do eixo de HPE sobre o uso do estudo clínico como contribuição ao aprendizado dos estudantes da 2ª série do curso de enfermagem no ano de 2015. RESULTADOS: Foi possível a partir desse estudo reavaliar a abordagem do estudo clínico aplicado na instituição dentro da 2ª série do curso de enfermagem, com o estudo em artigos e discussão com os docentes pudemos identificar vários termos que se diferem na utilização do estudo clínico, que alguns julgavam como sinônimos, dentre eles, o estudo de caso e o método de caso, assim determinamos que nossa abrangência refere- se ao estudo clínico, onde o estudante escolhe um paciente, discorre detalhadamente condutas e aprofunda seu aprendizado, problematizando e alcançando metas para chegar aos resultados esperados. CONCLUSÃO: Ao final desse estudo foi possível analisar que a aplicação do estudo clínico é útil e necessário, pois, possibilita aos estudantes desenvolver uma visão de assistência ampla, pautada no conhecimento científico de forma sistemática facilitando a padronização na linguagem do cuidar.