LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Relatoria:
TATIANE ISABELA DE ARAÚJO
Autores:
  • Eudes Euler de Souza Lucena
  • Thiago Santos de Araújo
  • Ana Aline Matos de Medeiros
  • Marcela Fernandes de Araújo Batista
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout é uma reação ao estresse excessivo relacionada ao trabalho. O Burnout tem índices altos em profissões onde o trabalhador tem contato constante com pessoas e vivem sobre um nível de estres elevado. No exercício profissional da atividade docente encontram-se presentes diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Frente a estas questões, fica evidente que, tanto na natureza do trabalho do professor como no contexto em que exerce suas funções, esses estressores, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout. OBJETIVO: Identificar a prevalência e os fatores associados da Síndrome de Burnout, nos docentes das universidades públicas e privadas do município de Caicó-RN. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos através de dois instrumentos auto aplicados, um contendo variáveis sociodemográfica, ocupacionais, psicossociais e de saúde geral, e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey – MBI para avaliar a síndrome de Burnout voltado para o ensino. A coleta foi realizada do mês de agosto ao mês de outubro de 2014. Foram feitas análises univariada, bivariada (Teste qui quadrado) e um modelo de regressão logística. RESULTADOS: Observou-se que 61,6% dos docentes analisados encontravam-se na fase inicial do burnout. Os indivíduos portadores de qualquer doença de base prévia apresentaram ocorrência de síndrome 67% maior quando comparadas com os que relataram ser sadios. Os professores que relataram grande número de disciplinas ministradas, que lecionam a 31 alunos ou mais por salas de aula e aqueles que não detém exclusividade na atividade docente apresentaram maior ocorrência de Burnout. CONCLUSÃO: Os resultados da pesquisa demonstram a importância de considerar o Burnout como um problema de saúde a ser resolvido, a síndrome está constantemente entre nós, o índice de Burnout encontrado nas análises é preocupante, o que confirma que a prevalência da síndrome de Burnout nos professores universitários no município de Caicó-RN é alta.