Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRUTURA DE CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O CUIDADO À PESSOA COM FERIDA: ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO
Relatoria:
GABRIELA KARINE SOUZA DA FONSECA DINiZ
Autores:
- ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
- REDIANNE MEDEIROS DA FONSECA
- ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
- GILSON DE VASCONCELOS TORRES
- ROBERTA KALINY DE SOUZA COSTA
- REDIANNE MEDEIROS DA FONSECA
- ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
- GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os cenários de aprendizagem se caracterizam como espaços que oferecem oportunidades de construção do conhecimento e das habilidades para a atuação de estudantes, professores e profissionais de saúde no cuidado à pessoa com ferida. Estes ambientes devem estar munidos com todos os recursos estruturais e materiais, para possibilitar a realização de atividades de ensino-aprendizagem e assistenciais no seu âmbito. A avaliação da estrutura desses espaços pode contribuir na identificação de critérios de adequação, fundamentais à melhoria do ensino e da assistência frente a esse público. OBJETIVO: Objetivou-se elaborar um instrumento para avaliar aspectos relacionados à estrutura dos cenários de aprendizagem para o ensino do cuidado de enfermagem à pessoa com ferida. METODOLOGIA: Pesquisa metodológica, realizada de janeiro a março de 2013. Um roteiro de observação estruturado foi elaborado com base em uma revisão integrativa. Este instrumento foi submetido para avaliação de 21 juízes enfermeiros, selecionados a partir da Plataforma Lattes, que apreciaram cada um dos itens de observação, julgando o grau de importância dos mesmos no ambiente de aprendizagem. Para análise foram adotados o coeficiente de Kappa, aceitando-se o valor ≥ 0,61 e Índice de Validade de Conteúdo - IVC ≥ 0,75. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob parecer de nº 181.037. RESULTADOS: No ambiente da instituição de ensino apenas o protocolo assistencial e os recursos audiovisuais foram considerados necessários na sala de aula. Para o laboratório de práticas, dos 10 itens avaliados, dois não atingiram valores de concordância aceitáveis. No espaço dos serviços de saúde, tanto para o ambiente hospitalar, quanto para as unidades básicas apenas os recursos didáticos, audiovisuais e os manequins para simulação não obtiveram níveis aceitáveis dentro dos valores de Kappa e IVC. Todos os requisitos de avaliação do roteiro de observação alcançaram escores acima do valor determinado. CONCLUSÃO: O instrumento elaborado pode ser considerado adequado para avaliação dos cenários de aprendizagem no cuidado de enfermagem à pessoa com ferida, permitindo evidenciar condições dos espaços da instituição de ensino e dos serviços de saúde, utilizados para o ensino e produção do cuidado à pessoa com lesão, além de subsidiar o planejamento de ações de gestão, assistência, avaliação e educação permanente em saúde.