Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE GESTÃO E GERÊNCIA EM ENFERMAGEM
Relatoria:
MABELLY FERNANDES MAIA
Autores:
- DONÁTILA CRISTINA LIMA LOPES
- JOANA GABRYELLA MAIA DA SILVA
- NAEDJA NARA DE ARAÚJO NEVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Entende-se que o processo educativo deve considerar em seu contexto que o docente e o discente possuem papéis importantes. Para tanto, tornam-se necessárias à inserção, nas disciplinas da graduação, de metodologias diferenciadas que favoreçam a busca pelo conhecimento por parte dos discentes, tornando-os sujeitos ativos da construção do processo de ensino-aprendizado. Buscando promover ideias empreendedoras para os alunos da graduação de enfermagem, no transcorrer da disciplina de gestão e gerência foi proposto aos alunos utilizar de técnicas e estratégias criativas que possibilitassem somar a enfermagem ao empreendedorismo, garantindo serviços de excelência e, sobretudo, que promovesse a dignidade humana. OBJETIVO: Descrever a experiência de utilização de aprendizagem baseada em projetos na disciplina de atenção Gestão e Gerência em Enfermagem no curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de relato da experiência vivenciada na disciplina de Gestão e Gerência em Enfermagem ofertada à oitava série do curso de enfermagem da Universidade Potiguar. O projeto foi desenvolvido por um grupo de seis alunas, em algumas etapas, a saber: escolha do tipo de negócio (clínica de curativos Life Cure), visitas ao Sebrae, elaboração de um plano de negócios, redação, elaboração do trabalho escrito e banner para apresentação. Foi desenvolvido por meio do conhecimento adquirido em aulas teóricas em sala, teórico-práticas nos cenários de simulação da universidade. Trata-se de uma disciplina que apresenta em seu plano de ensino conteúdos de formação geral da enfermagem, em sua maioria, voltados para a inserção dos discentes no contexto da gestão, empreendedorismo e cuidados de enfermagem. A experiência ocorreu primeiro semestre de 2015. RESULTADOS: Nas metodologias tradicionais, o educando, em algumas situações, é considerado um sujeito passivo. Para tanto, são desenvolvidas atividades como: construção de mapas conceituais, team based learning (TBL), aulas teórico-práticas em grupo com a aplicação de casos clínicos, além da territorialização, construção de um projeto terapêutico singular e de um projeto de intervenção. CONCLUSÃO: O uso de metodologias que consideram o discente como o centro do processo de ensino-aprendizado torna-se importante para que ele se responsabilize e busque pelo conhecimento. Neste sentindo a experiência nos mostrou novas possibilidades de formação empreendedora para a área da enfermagem.