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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
APLICATIVO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Relatoria:
ANA PRISCYLLA MEDEIROS DE ALENCAR SIMÃO
Autores:
  • LAURA CRISTHIANE MENDONÇA REZENDE
  • SÉRGIO RIBEIRO DOS SANTOS
  • ANA LÚCIA DE MEDEIROS
Modalidade:
Pôster
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: É inegável que a evolução dos dispositivos de computação móvel, associada ao desenvolvimento das capacidades para operar em rede sem fios, potencializa novas formas de utilizá-los na prestação dos cuidados de enfermagem e estende os sistemas de informação até o paciente. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para dispositivo móvel que possibilite o registro de dados para a Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo aplicada, desenvolvida na UTIN do Hospital Universitário Lauro Wanderley, localizado no município de João Pessoa-PB. As principais tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do software foram: a linguagem de programação Ruby, Ruby on Rails e JavaScript; o framework Bootstrap; o servidor de produção Ubuntu Linux, Nginx Webserver e o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados PostgreSQL. O software foi desenvolvido no período de maio a setembro de 2014. A pesquisa obedeceu às orientações inerentes ao protocolo de pesquisa contido na Resolução nº 466/12 CNS. O projeto foi aprovado e registrado no Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos com CAAE-25890914.5.0000.5183. Resultados: A utilização do Sistema para Assistência de Enfermagem em UTI Neonatal depende do acesso ao link: www.utineonatal.bitmine.com.br. Quanto às funcionalidades do aplicativo, existem dois tipos de usuários: o usuário padrão, que, neste estudo, são representados pelas enfermeiras da UTIN, e o usuário administrador. O usuário padrão pode executar as seguintes funcionalidades: inserir e editar pacientes; ocupar/desocupar leitos; visitar os pacientes, desenvolvendo a SAE; consultar os dados de uma visita realizada, imprimir esses dados e o plano de cuidados, além de consultar o histórico de visitas e dos pacientes. Para o usuário administrador, além das funcionalidades destacadas, é possível também: excluir e inserir novos leitos, inserir categorias de indicadores de condições de saúde, gerenciar diagnósticos e intervenções de enfermagem, além de inserir usuários e excluir pacientes. Conclusão: Um sistema para SAE em tecnologia móvel possibilita a flexibilidade na realização das atividades de registro pelo enfermeiro, uma vez que a coleta de dados pode ser realizada à beira do leito. Além disso, proporciona inúmeras vantagens ao cotidiano de trabalho desse profissional.