LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE AMENIZAR O SOFRIMENTO NA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
Relatoria:
SILVIO BARROS DO NASCIMENTO
Autores:
  • Ana Géssica Costa Martins
  • Jessica Rabelo Holanda
  • Francisca Patrícia Barreto de Carvalho
  • Clélia Albino Simpson
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A hospitalização infantil configura-se como experiência marcante para a criança uma vez que produz alterações na rotina, afastamento de seus familiares e amigos, bem como imersão em ambiente estranho à sua realidade. Assim, durante a hospitalização, a criança necessita de recursos que a auxiliem a superar a fase de adoecimento pela qual está passando.OBJETIVO: Objetiva-se relatar a experiência vivida pelos acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de ações lúdicas na Clínica Pediátrica de um Hospital Geral. METODOLOGIA: As ações foram realizadas na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, localizado na cidade de Mossoró/RN. Foi realizado ações de educação em saúde, utilizando a abordagem lúdica e que envolvessem também os pais. Escolheu-se temas como a higienização das mãos, sempre adequando as temáticas à linguagem das crianças, no intuito de possibilitar a compreensão do conteúdo pelo público infantil de forma interativa.RESULTADOS:As ações tiveram resultado satisfatório e gratificante. No início da realização de algumas ações houveram crianças que demonstraram receio em participar o que, posteriormente, foi superado. As crianças retiraram dúvidas, participaram das ações, brincaram, desenharam e atenderam as diversas propostas. A maioria interagiu e mostrou-se interessada pelas temáticas, principalmente no momento das peças de teatro e dinâmicas realizada pelas discentes. Com relação aos familiares, verificou-se a boa aceitação à proposta trabalhada pelo grupo, uma vez que os mesmos sentiam-se a vontade para retirar de dúvidas, compartilhar angústias e receios quanto à internação da criança, bem como questionavam o grupo quanto a data da próxima ação. CONCLUSÃO: Foi possível perceber o quão é importante a abordagem lúdica na interação com o público infantil, visto que a ludicidade auxiliou na criação de vínculo e contribuiu para a comunicação entre os discentes de enfermagem e as crianças. Além disso, esta abordagem contribuiu para a aprendizagem do público infantil e fixação dos assuntos expostos. Espera-se que os profissionais de saúde da CP incorporem a abordagem lúdica em suas práticas diárias, bem como atuem em parceria com as crianças e acompanhantes, na condução de todo o processo terapêutico infantil. As ações realizadas contribuíram significativamente para a aprendizagem dos discentes, tanto no âmbito pessoal quanto no acadêmico.