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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ALOJAMENTO CONJUNTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MICARLA PRISCILA SILVA DANTAS
Autores:
  • MILENA GABRIELA DOS SANTOS SILVA
  • FLÁVIA ANDRÉIA PEREIRA SOARES DOS SANTOS
  • JANAÍNA MICAELE DOS SANTOS SILVA.
  • ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde representa uma estratégia importante para construção, veiculação do conhecimento e consolidação de identidades sociais. Almeja fortalecer a consciência crítica de nossos clientes, de modo a incentivá-los ao autocuidado. OBJETIVO: Relatar a experiência de enfermeiros na implementação de uma ação educativa no alojamento conjunto do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). METODOLOGIA: Relato de experiência de uma ação educativa desenvolvida por residentes de enfermagem junto as puérperas admitidas no alojamento conjunto do hospital em apreço. Para tanto, utilizou-se como proposta metodológica uma abordagem com ênfase no Método Participativo e na técnica da dinâmica de grupo, por meio de um jogo educativo, no formato de “batalha naval”. Esta ação se estabeleceu em três etapas distintas, a saber: planejamento, execução da ação e avaliação da metodologia adotada. RESULTADOS: Planejamento - A atividade lúdica foi planejada pelas residentes de enfermagem na perspectiva de empoderar as mulheres quanto ao banho do recém-nascido, higienização do coto umbilical, benefícios do aleitamento materno e do banho de sol, relevância da imunização, utilização de métodos contraceptivos e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O jogo de “batalha naval” foi construído com três colunas (em números), quatro linhas (em letras) e doze barquinhos coloridos onde foram colocadas perguntas e/ou afirmações com as temáticas supracitadas. Execução da ação – A ação foi executada com doze puérperas admitidas no alojamento conjunto. Cada participante pôde optar por um número e uma letra que, por sua vez, caracterizaria a escolha de um barco. Caso a embarcação possuísse algum questionamento, a puérpera poderia respondê-lo, beneficiando-se com um brinde. Avaliação da metodologia adotada – a equipe de enfermagem avaliou como efetiva a abordagem metodológica empregada na ação, uma vez que, permitiu a interação/diálogo/troca de saberes entre os profissionais e suas clientes. CONCLUSÃO: O jogo educativo enquanto estratégia para educação em saúde contribuiu para ampliar o conhecimento das puérperas, bem como para incentivar a utilização de tecnologias simplificadas, acessíveis e artesanais pela enfermagem, suscitando também, o desejo de ousar e/ou criar novas tecnologias leves para o cuidado.