LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Relatoria:
MARCELO COSTA FERNANDES
Autores:
  • PALOMA CARDOZO GURGEL
  • EDER ALMEIDA FREIRE
  • FABIANA FERRAZ QUEIROGA FREITAS
  • REINALDO DE HOLANDA GONÇALVES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Há, cada vez mais, a necessidade de construção de tecnologias educativas que possam sensibilizar os estudantes a participarem do processo de formação de novos conhecimentos, deixando de serem espectadores e passando a protagonistas do ensino e aprendizagem Objetivos: Descrever a experiência em produzir tecnologias educativas para o processo de ensino e aprendizagem em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas pelo Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS), o qual está atrelado ao projeto de extensão “Tecnologia de informação em saúde: preparando o profissional do amanhã” da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, que busca promover e construir conhecimentos científicos da área da saúde. Resultados: Foram construídos textos acadêmicos, videoaulas e jogos educativos, a partir da necessidade dos estudantes de uma instituição pública de educação superior, o que fomentou um processo de ensino e aprendizagem lúdico, bem como a ruptura da educação tradicional. Conclusão: As tecnologias educacionais, atreladas ao processo de ensino e aprendizagem no espaço acadêmico, podem agir como auxílio no desenvolvimento de competências dos estudantes, pois aproxima o ambiente virtual das necessidades de aprendizagem vivenciadas pelos alunos em sala de aula, uma vez que a carga horária ofertada pelas disciplinas pode ser insuficiente para abordar os conteúdos propostos em sua completude.