Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: TERRITORIALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM
Relatoria:
MARIA CLARA WANDERLEY CAVALCANTE
Autores:
- Cristyanne Samara Miranda de Holanda
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A articulação ensino – serviço é um princípio que integra o processo formativo, considera a não dissociação entre as dimensões teórica e prática no cotidiano acadêmico e viabiliza uma reflexão da realidade objetiva em saúde, favorecendo a produção de novos conhecimentos em atendimento às necessidades sociais. Neste sentido, conhecer o território de abrangência do trabalho coletivo em saúde é uma atividade indispensável para o enfermeiro, pois o território é vivo e em constante processo de mudanças que influenciam direta ou indiretamente o processo de saúde e adoecimento coletivo. OBJETIVO: Expor a experiência vivenciada no território adstrito de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem. METODOLOGIA: A atividade teve o aporte da disciplina Epidemiologia e Enfermagem ministrada no terceiro período do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN. A captação da realidade teve o objetivo de identificar em um território adstrito as condições de saúde da população e seus determinantes sociais. Como técnica de coleta dos dados utilizou-se um roteiro norteador, observação, conversas informais com os agentes comunitários de saúde e população do bairro. RESULTADOS: O direcionamento de ensino adequado ao conhecimento do serviço constitui-se enquanto importante instrumento de formação. O conhecimento do território e a integração com o ensino se caracteriza enquanto significativa ferramenta pedagógica no que concerne a qualificação dos alunos, a afirmação do papel da universidade junto aos serviços de saúde, a contribuição formativa para o futuro profissional de enfermagem inserido na Estratégia de Saúde da Família como campo de trabalho e a identificação de situações de vulnerabilidade enquanto problemática de saúde. CONCLUSÃO: Frente aos diferentes modos de direcionar a formação em enfermagem, entende-se que esta prática é uma estratégia exitosa e eficiente a partir dos resultados obtidos. O conhecimento do território viabiliza a interação com a realidade apresentada, a construção de percepções adquiridas com a aproximação da teoria e a prática, como também novas possibilidades de intervenção a partir da análise e compreensão adquirida na formação.