LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA EM PRÁTICAS DE ENFERMAGEM I: A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
Relatoria:
FLAVIA DA SILVA PARENTE
Autores:
  • BLENO LEONAM GONÇALVES DA COSTA
  • ARTEMIZA DE LIMA BATISTA
  • SORAIA SANTOS TATIKAWA CAMPOS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria é uma atividade acadêmica e de apoio pedagógico que oportuniza o aperfeiçoamento de conhecimentos em determinada disciplina, soluciona dificuldades, melhora o processo de ensino-aprendizagem dos discentes e contribui na preparação do monitor para a docência. Este estudo tem por objetivo ressaltar a importância da monitoria a partir da experiência como monitores na disciplina de Práticas de Enfermagem I do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Norte – UNINORTE/Laureate International Universities, e sua contribuição no processo formativo do discente. Trata-se de um relato de experiência de monitoria da disciplina de Práticas de Enfermagem I no período de março a junho de 2015, em que foram disponibilizadas, semanalmente, 10 horas de atenção aos discentes do 1º período do curso de Enfermagem. Aproximadamente eram assistidos 90 acadêmicos, onde a maior demanda concentrava-se nas vésperas de provas e aulas práticas. Durante a vigência da monitoria foram realizadas atividades no laboratório da disciplina, bem como na sala de aula, que tinham por finalidade esclarecer possíveis dúvidas dos discentes sobre os assuntos abordados pelo professor, com ênfase na formação de grupos de estudo. Auxiliava-se o docente na organização, confecção e desenvolvimento das aulas. Dessa forma obteve-se uma resposta positiva da parte dos acadêmicos no desempenho das práticas laboratoriais com respostas cabíveis e satisfatórias frente aos questionamentos orais na avaliação do docente, assim como nas avaliações parciais e institucionais. A monitoria ao longo do período contribuiu para versar a capacidade dos monitores para concentração, argumentação e domínio sobre a disciplina, assim como o crescimento pessoal e profissional, mediante as responsabilidades assumidas e a aquisição de novos conhecimentos, tornando-se gratificante a participação no processo ensino-aprendizagem dos discentes.