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Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
CUIDADOS PALIATIVOS: COMPREENSÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
DÉBORA THAISE FREIRES DE BRITO
Autores:
  • Fagner Samuel Negreiros Costa
  • Isis Giselle Medeiros da Costa
  • Glenda Agra
  • Marta Miriam Lopes Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo:
Monografia
Resumo:
Os estudantes de enfermagem são educados e preparados para lidar com a vida, proporcionando soluções para os problemas em direção ao bem estar e à saúde das pessoas. Contudo, durante sua formação, muitas vezes, não são instruídos adequadamente para lidar com o processo de morte e morrer decorrente de doenças sem possibilidades terapêuticas de cura. Diante disso, ressalta-se a importância da inserção dos cuidados paliativos durante a formação acadêmica dos profissionais de saúde, uma vez que este constitui um campo interdisciplinar em relação aos cuidados integrais dispensados aos pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura, visando qualidade de vida, bem-estar físico, psicossocial e espiritual do paciente e de sua família durante a assistência. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo investigar a compreensão dos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, sobre Cuidados Paliativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 20 acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB, durante o mês de julho de 2013, sob CAAE nº 12083913.0.0000.5182. Para análise dos dados empíricos, utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo de Bardin. A maioria dos participantes era do sexo feminino (75%), com 23 anos de idade (35%). Vale salientar que, a partir do material empírico foram identificadas três categorias: “Compreensão dos cuidados paliativos”; “Necessidade de maior aprofundamento da temática na academia” e “Modalidades de cuidados paliativos conhecidos pelos acadêmicos de enfermagem”. A primeira categoria evidenciou que os estudantes compreendem que os cuidados paliativos são cuidados humanizados prestados a pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura, cuja finalidade é evitar o sofrimento, promover uma morte digna e confortar a família. A segunda categoria demonstrou que os acadêmicos se preocupam com a necessidade de aprender mais sobre os cuidados paliativos, a fim de aperfeiçoar o exercício profissional. Ademais, na terceira, observou-se que os mesmos conhecem algumas modalidades de cuidados paliativos. No entanto, é preciso promover discussões e reflexões sobre a prática do cuidado entre os estudantes, visando desfragmentar conteúdos e disciplinas, pois, acredita-se que a conscientização é o primeiro passo para mudar paradigmas referentes aos cuidados paliativos.