LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE DE MONITORIA UM MEIO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Relatoria:
ALINE DE SOUSA FALCÃO
Autores:
  • Déborah de Carvalho Castor
  • Djanne Rodrigues da Silva
  • Maira Geny Carvalho e Silva
  • Marcos Renato de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria é uma modalidade de ensino/aprendizagem que contribui para a formação integrada do graduando nas atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação. Esta atividade, dentre outros objetivos, visa à melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas, através da cooperação recíproca entre discente e monitor e a vivência com o professor e com as suas atividades de ensino e pesquisa. Assim, objetivou-se relatar a experiência da realização da atividade de monitoria na disciplina de parasitologia no curso de graduação em enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, de cunho descritivo, com abordagem qualitativa, do Curso Bacharelado em Enfermagem, durante o mês de setembro de 2014 a janeiro de 2015. As atividades de monitoria foram desenvolvidas conforme previstas na publicação nº 61/2014 da Universidade Federal do Piauí. Como resultados, destacamos que durante o período de monitoria, foram realizadas diversas atividades, entre elas reuniões com aulas expositivas didáticas e esclarecedoras do conteúdo ministrado em sala de aula pelo docente. Além disso, era proporcionado o apoio pedagógico e a integração dos discentes com o curso, assim como o atendimento de alunos para esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos ministrados nas disciplinas da monitoria, dentro e fora do período de aula. Percebeu-se que os discentes adquiriram maior orientação e aprofundamento relativos aos conteúdos das disciplinas monitoradas e que o maior objetivo da monitoria foi alcançado, a integração plena professor, monitor e aluno, pois ao final do período letivo os estudantes relataram em sua totalidade uma maior facilidade na assimilação e compreensão do conteúdo repassado. Para os monitores foi importante, pois serviu como fonte de amadurecimento pessoal e de aprofundamento e ampliação do conhecimento e habilidades pedagógicas necessários para o exercício da docência. Conclui-se que a experiência da monitoria é importante, pois resulta em um aprimoramento para os acadêmicos, pois ao ter à disposição as orientações dos monitores, pode aprimorar seu desempenho acadêmico e ao monitor, pois tem a oportunidade única de se desenvolver acadêmica e profissionalmente, capacitando para uma formação didático-pedagógica. Portanto os benefícios advindos da prática de monitoria são inestimáveis, colaborando, de forma ímpar, para a formação plena da pessoa.