Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
VER-SUS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE SABERES PELA VIVÊNCIA
Relatoria:
RAINE DANYELE VIEIRA DE SOUSA
Autores:
- LARISSA FERREIRA DE ARAUJO PAZ
- JEDISON FELICIANO SILVA
- TALITA PEREIRA DE QUEIROGA
- GRAZIELA BRITO NEVES ZBORALSKI HAMAD
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Resumo: O VER-SUS - Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde é uma a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, com a UNE, com o CONASS e com o CONASEMS, que visa realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS.Os “viventesâ€? são estudantes de graduação, residentes na área da saúde, estudantes de ensino técnico na área da saúde e integrantes dos movimentos sociais. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por acadêmicos de diversas áreas da saúde no período de 23 a 30 de janeiro de 2015 através de estágios de imersão. O VER-SUS propôs uma vivência de 8 dias em três municípios do interior do estado da Paraíba. Nesse período, os participantes ficaram hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Foi disponibilizado para os participantes: hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde. Discussão: Nesse tempo, foi possível vivenciar diversos momentos de interação como: reunião com a gestão de saúde municipal, integrantes de movimentos estudantis e sociais, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visitas aos serviços desaúde,comunidade quilombola e assentamentos do Movimento dos Sem Terra. Sobre a importância da vivência, destaca-se a contribuição do convívio de estudantes de diferentes áreas para a reflexão acerca do trabalho em equipe, sabendo que o trabalho multiprofissional pode mudar a realidade do SUS e construir um sistema de saúde que atenda a todos com igualdade. Conclusões: O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, aprendizagem significativa, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS e que, dificilmente são abordados pela graduação. O futuro profissional de saúde irá se deparar com a multiplicidade de atributos acerca da comunidade em que irá atuar e terá que apresentar, além de formação acadêmica, o conhecimento popular como característica. E esse saber do povo, diferentemente do científico, só poderá ser absorvido a partir de contato com comunidades, como as que o VER-SUS permitiu vivenciar.