LogoCofen
Anais - 18º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA NA DISCIPLINA BASES FILOSÓFICAS E TEÓRICAS DE ENFERMAGEM: SUBSIDIOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
DANIELLA MARQUES NEGREIROS
Autores:
  • Angelina Monteiro Furtado
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A monitoria tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação, oportunidadede participar em Projeto de Monitoria que possibilite o aprofundamento em determinada área de conhecimento; Criar condições para que os alunos possam desenvolver formas de pensamento e decomportamento ao trabalho científico independente, agindo como colaborador da produção acadêmica; Colaborar com os professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico didáticas; Promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes. OBJETIVO: Descrever a experiência da monitoria voluntária no componente curricular Bases filosóficas e teóricas da enfermagem, enfatizando sua importância como instrumento de aprendizagem que intensifica as relações entre discentes, docente e monitor da disciplina. METODOLOGIA:Trata-se de um relato de experiência da prática de monitoria voluntaria da disciplina de Bases filosóficas e teóricas de enfermagem, que ocorreu no período de 29 de abril à 15 de agosto de 2014. Através de registros mensais das atividades, onde foi possível planejar as ações junto com a professora orientadora, norteando o andamento e a realização da monitoria de maneira eficaz. RESULTADO:A vivência da monitoria se deu através do acompanhamento e orientação dos discentes durante as aulas teóricas e na produção das atividades práticas da disciplina que incluíam: construção de mapas conceituais, realização de estudos, pesquisas, atividades com os alunos, além de prestar auxílio na construção de trabalhos, dá orientações sobre os assuntos ministrados, esclarecer dúvidas existente, dá incentivo a conhecer melhor a disciplina, falar sobre a importância dela para vida profissional futura do aluno, e estar a disposição dos discentes para ajuda-los. CONCLUSÃO: As atividades realizadas durante a monitoria foram muito importantes não só para a academia, como para o futuro profissional, pois através dela foi possível aprender, rever assuntos importantes, aprimorar conhecimentos, possibilitar um maior desempenho em apresentação oral.O programa da monitoria é muito bom pois permite o aluno a vivenciar à docência em quase todos os aspectos, auxiliando o aluno monitor a conhecer e participar dessa área de forma ativa.