Anais - 18º CBCENF
Resumo
Título:
PROBLEMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
YANNA MIRTYS VIEIRA MELO
Autores:
- Caio César Gomes Lu Ferreira
- Patricia Santiago Marques
- Regina de Souza Barros
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Metodologia da Problematização é fundamentada com base nos estudos de Paulo Freire, ele ressaltou que o ensino para ser efetivo e verdadeiro necessitava de um cenário real para que o estudante por meio da observação desenvolvesse um olhar crítico-reflexivo. O Arco de Maguerez é um instrumento que se divide em cinco etapas e proporciona a efetividade do método da problematização, sendo então utilizado na nossa instituição a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). OBJETIVO: Relatar nossa experiência utilizando a metodologia da problematização durante um projeto de intervenção em uma creche do Distrito Federal. MÉTODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na ESCS, no eixo de Habilidades Profissionais de Enfermagem, na qual foi utilizada a problematização para as intervenções realizadas em uma creche do Distrito Federal em 2014. RESULTADOS: A problematização apresentou grande aceitação por todos. Os pais utilizaram experiências cotidianas realizando questionamentos, já a creche apresentou aceitação gradativa aos procedimentos utilizados, reavaliando a abordagem aplicada na instituição. CONCLUSÃO: Ao final dessa intervenção foi possível analisar que a Problematização facilitou o progresso e a execução das assistências realizadas, o desenvolvimento da consciência crítica e analítica do estudante e estimulou a prática e a obtenção de diversos saberes que contribui para uma formação aprimorada. Nós como estudantes de enfermagem reconhecemos a importância do enfermeiro estar continuamente vinculado à comunidade, conhecer as reais necessidades e intervir dentro da realidade fortalecendo a área da saúde.