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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
FÁTIMA GEIZE DANTAS DE LIMA
Autores:
  • KAROLINNY ÉVANS DE ARAÚJO SEVERO
  • MARCOS VINICIUS DE ARAÚJO CAVALCANTI
  • FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência é um período de várias mudanças, psicológicas, biológicas e da construção da identidade dessa clientela. Assim, nota-se a importância de resgatar discussões com temas que envolvam e revelem a esses adolescentes todos os possíveis riscos advindos de suas escolhas, a fim de resgatá-los dos perigos oferecidos pelo meio nos quais estão inseridos.OBJETIVOS: Discorrer sobre as práticas educativas realizadas no projeto de extensão Educandário do Adolescer desenvolvidas pelos estudantes de enfermagem nas escolas de Santa Cruz-RN. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por estudantes bolsistas de Enfermagem da UFRN/FACISA, junto ao projeto de extensão, no ano 2014. A abordagem praticada no trabalho realizado pelos estudantes do curso de Enfermagem da UFRN/FACISA no município de Santa Cruz-RN foi com enfoque problematizador. RESULTADOS: Verificou- que as ações desenvolvidas desencadearam uma sequência de pensamentos e reflexões sobre a vulnerabilidade constante na quais estes estão inseridos e que os mesmos busquem a não inserção nessas situações encontrando assim um apoio no plano educacional. Foi trabalhado com temáticas sérias, importantes e de grande impacto no Brasil como a violência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, morte em adolescentes, gravidez na adolescência, entre outros. Foi possível perceber que além da apreensão do conhecimento pelos adolescentes, houve a construção de uma confiança mútua na equipe e formação de vínculos solidários, com a participação dos adolescentes e da família no cenário de prevenção de doenças e promoção da saúde. CONCLUSÃO: Desta forma, o projeto Educandário do Adolescer permite o conhecimento de realidades e exposição de experiências vivenciadas pelos participantes que trazem uma contribuição no crescimento pessoal, social e profissional dos estudantes que exercem esse papel de educador em saúde.