Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
A INSERÇÃO DE TEMAS DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR
Relatoria:
TAIUANA DA SILVA
Autores:
- Shirly Silva Santos
- Emília Nazaré Menezes Ribeiro Pimentel
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: a literatura mostra que entender o papel do profissional de saúde no ambiente escolar é reconhecer que este ambiente é de fundamental importância para a vida dos indivíduos, e que as relações ali estabelecidas são um determinante no processo saúde-doença. Objetivo: este estudo tem por finalidade descrever as interlocuções entre as entidades de saúde e educação. Metodologia: realizou-se uma revisão bibliográfica, qualitativa, analisando produções sobre a inserção de temas de saúde na escola, utilizando a base de dados Scielo para seleção de artigos. Resultados: deste modo, observou-se a necessidade de intervenções com a finalidade de promover a educação em saúde, alertando para a presença de fatores determinantes que agem de forma significativa como agentes de agravos à saúde no ambiente escolar. Cabe então a interação entre profissionais de saúde e educação para pensar e refletir a inserção de temas da saúde como ferramenta de discussão para implementação de estratégias intersetoriais, educando de forma continuada, com ênfase nas áreas temáticas de cada localidade respeitando as singularidades territoriais, de modo a diminuir a presença de doenças ou desequilíbrios biológico-sociais. Conclusão: observou-se que a discussão de temas ligados à saúde na escola não é uma preocupação recente dos estudiosos e pesquisadores que se debruçam na temática a fim de estabelecer a ruptura de programas assistencialistas e a promoção de programas de saúde que venham de fato prover o bem-estar da sociedade e qualidade de vida.