Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS ATUANTES EM ESF
Relatoria:
JÉSSICA SILVA FERNANDES
Autores:
- Lourdes Missio
- Renata Magalhães Antero da Silva
- Sigrid Fontes
- Wiliian Silva Serra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde,no âmbito individual e coletivo,que abrange a promoção e a proteção da saúde.A condição de gestar um filho gera necessidade de adaptação às novas condições e papéis de mãe,pai,avó,e pessoas próximas.Por esta razão,as pessoas envolvidas buscam maneiras de viverem estes momentos de modo a minimizar ansiedades,fantasias e temores manifestos em relação ao processo de nascimento.A gestação é um período de constantes modificações físicas, psicológicas e sociais na vida da mulher grávida e dos que a cercam,em especial o companheiro/futuro pai.O grupo de educação em saúde é utilizado como um recurso para ajudar e assistir as pessoas em suas necessidades.O enfermeiro é um educador por natureza que,ao sistematizar e individualizar o cuidado e voltar-se não somente para a doença, pode exercer influência sobre o estilo de vida das pessoas.Objetivos:Identificar a percepção dos enfermeiros que atuam nas Estratégia de Saúde da Família (ESF)sobre o processo de Educação em Saúde em grupos de gestantes.Identificar,compreender e evidenciar as estratégias,dinâmicas e aspectos relevantes utilizadas por Enfermeiros para o desenvolvimento de grupos de gestantes.Identificar as facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de grupos de gestantes.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e transversal.A pesquisa está sendo realizada nas ESF do município de Dourados/MS,com enfermeiros atuantes.A amostra será definida por conveniência. Os dados serão obtidos por meio de entrevistas com um roteiro semi-estruturado.Resultados:Até o presente momento foram realizadas e transcritas dez entrevistas, mostrando que em muitas unidades ainda não se tornou possível a realização da atividade devido a fatores materiais e sociais, verificando as potencialidades e dificuldades neste processo. Conclusão:A realização de atividade de educação em saúde permite que o conhecimento tanto para o receptor quanto para o emissor seja ampliado e que quando se trata da saúde se torna fundamental a adoção de medidas preventivas, a eficácia e a efetividade da atenção primária/básica estão diretamente associadas à capacidade político-institucional das equipes dirigentes da saúde de organizar o sistema em rede.Da mesma forma é influenciada pela dinâmica de interação/comunicação que se estabelece em cada unidade e em cada uma das equipes de atenção básica.