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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
ADESÃO AO TRATAMENTO DA DIABETES MELLITUS TIPO 2: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NACIONAL
Relatoria:
FRANCISCO BRAZ MILANEZ OLIVEIRA
Autores:
  • Michele de Abreu Sampaio
  • Moniqui Soares de Sá Freire
  • Daniel Galeno Machado
  • Rodrigo Aragão da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença caracterizada por hiperglicemia crônica, resultantes dos defeitos na secreção de insulina, ação da insulina ou ambas, acompanhada de distúrbios de carboidratos, proteínas e gordura, devido à sua alta incidência, elevada taxa de mortalidade e complicações ocasionadas, esta patologia tem sido considerada um problema de saúde pública. Objetivo: identificar na literatura científica os fatores que interferem na adesão e tratamento do Diabetes tipo 2. Metodologia: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória do tipo revisão integrativa da literatura, a busca na literatura foi realizada nas bases de dados SCIELO, BIREME e BVS, utilizando-se a combinação de descritores controlados cadastrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS): Diabetes mellitus, Diabetes mellitus tipo 2, Complicações do diabetes, Estilo de vida e Comportamentos saudáveis. A classificação das publicações quanto aos níveis de evidência clinica seguiu as propostas de classificação da Evidence-based practice in nursing & healthcare (2011). Resultados: a amostra findou em 15 artigos, na maioria com baixos níveis de evidência científica, evidenciando que para adesão ao tratamento é necessária que o paciente adquira conhecimento sobre a doença e que se tenha acompanhamento de uma equipe de saúde para esclarecer a importância de uma dieta adequada, a prática de atividade física e outro aspecto que deve ser enfatizado é a importância do apoio aos familiares no suporte ao paciente. Conclusão: faz-se necessária alteração no estilo de vida para adesão ao tratamento, sendo imprescindível um elo entre enfermeiro e paciente para que possam ser desenvolvidas ações educativas no intuito de controlar a doença e prevenir complicações.