Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Relatoria:
JÉSSICA SILVA FERNANDES
Autores:
- Lourdes Missio
- Silvia Regina Carvalho Minin
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A integralidade na atenção à saúde é definida como um princípio do Sistema Único de Saúde(SUS), havendo uma série de políticas que orientam a implementação de ações que respondam às demandas e necessidades da população, nos diversos níveis de atenção e complexidade, nas diferentes abordagens do processo saúde-doença e nas distintas dimensões do ser cuidado. A ESF pressupõe a realização de um trabalho em equipe, composta minimamente por um médico de família ou generalista, um enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Ao fazer parte da equipe, o enfermeiro deve preparar-se para atuar prestando uma assistência preventiva, em detrimento da curativa, e coletiva em detrimento da individual. É preciso então pensar na formação de enfermeiros questionadores e participativos, que saibam utilizar os conhecimentos apreendidos na universidade.Objetivo: Verificar a contribuição que o estágio supervisionado em enfermagem proporciona ao acadêmico de último ano de graduação. Metodologia: Esta pesquisa utiliza o método de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de uma acadêmica de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior inserida na Estratégia Saúde da Família (ESF). O estágio curricular supervisionado (ECS) trata-se de um estágio curricular, que deve ser desenvolvido individualmente e cada acadêmico cumprirá carga horária de 306/h aula em ESF. As atividades do ECS devem ser acompanhadas por docente enfermeiro do curso de Enfermagem e pelo enfermeiro responsável pela ESF, sendo enfermeiro supervisor de estágio. Realizado UBS Vila Hilda - ESF 14 no município de Dourados/MS. Resultados: As atividades desenvolvidas permitiram o aprendizado prático unindo a teoria e adequando-a à realidade, com o ECS em ESF permite para o acadêmico um maior conhecimento e aprendizado dos programas preconizados pelo governo para atenção a saúde. Conclusão: Com a vivência foi proporcionado uma visão crítica da realidade da profissão e uma maior integração teórico-prática. Colaborando assim, para a construção do crescimento enquanto acadêmico, tendo em vista que o estágio supervisionado é o primeiro passo para a formação como profissional. A vivência em estágio supervisionado permite maior formação de enfermei¬ros questionadores e participativos, que saibam utilizar os conhecimentos apreendidos na universidade em prol do bem-estar da população.