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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
A EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
PAULA CAMILA DE OLIVEIRA MACIEL
Autores:
  • Fábia Barbosa de Andrade
  • Izayonara Barbosa Lira
  • Linaianne dos Santos Marreiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A educação contribuiu para o desenvolvimento da sociedade de forma crucial, de modo que sempre estiveram interligadas por causas e consequências, levando em consideração que a sociedade é reflexo da educação, assim como a educação é o veículo pelo qual a sociedade evolui. Nesse ínterim, a saúde e educação exerce característica de fator determinante, passando a assumir papel indispensável para a prevenção de doenças. Assim, o projeto de extensão Educandário do Adolescer: trabalhando a temática da prevenção de drogas nas escolas de Santa Cruz/RN vem atuando desde 2013 com a educação para crianças e adolescentes nas escolas. O objetivo do projeto é inserir discentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Faculdade de Ciência e Saúde do Trairí (FACISA) /Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em ambientes escolares para que, por meio de palestras, oficinas, teatro e jogos, transmitam os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, objetivando assim a informação e conscientização de jovens e adolescentes sobre assuntos como drogas, sexualidade e violência, apresentando-lhes, principalmente, suas consequências no âmbito da saúde, sejam elas físicas e/ou psicológicas. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por alunas do curso de enfermagem durante a atuação nas escolas da cidade de Santa Cruz-RN, onde os estudantes, para desenvolverem suas atividades, criam debates por meio do estabelecimento da roda de conversas, fomentando um ambiente de confiança, solidariedade e fortaleza comunitária. Após a etapa de levantamento dos dados, as oficinas são realizadas junto às crianças, adolescentes e familiares. Posteriormente, é feita a avaliação junto aos adolescentes com base no ludismo, para mensurar o impacto causado pelas ações; para os adolescentes questionários auto-aplicados para identificação das fragilidades e potencialidades, e para os familiares a técnica metodologia do genograma que busca fazer um estudo da família para identificar os problemas de relacionamento, pontos fracos e possíveis intervenções em tempo hábil. Assim, as ações realizadas contribuem para o empoderamento do indivíduo através do conhecimento, para que assim seja desenvolvido um pensamento critico.