Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOB A PERSPECTIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
ANA CLÁUDIA DE FARIA ALVES LOMEU
Autores:
- DANIELE DE OLIVEIRA FERREIRA
- MÁRCIA APARECIDA DUTRA
- ALINE OLIVEIRA VIEIRA
- PALOMA RODRIGUES SALAZAR
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Educação em Saúde tem singular importância no conhecimento dos indivíduos em relação aos cuidados e hábitos saudáveis, que por consequência são capazes de intervir no processo de saúde-doença. Estas ações de educação em saúde envolvem diversas atividades tais como palestras, recreações, discussões, salas de espera, ou até mesmo rotineiras explicações que abordem em linguagem simples e esclarecida os cuidados à saúde. Diante da relevância dos temas envoltos aos processos de educação em saúde, o objetivo do estudo foi repensar a prática de educação em saúde diante das perspectivas dos estagiários do curso Técnico em Enfermagem durante o período de estágio supervisionado. Metodologia Científica: Foi proposto aos estagiários do curso Técnico em Enfermagem do Centro Educacional Lagoa do Piau que promovessem ações que contemplassem os princípios educativos em saúde, realizadas no período de junho de 2011 a fevereiro de 2012, nas unidades de ESF, Policlínica Municipal e Lar São Vicente de Paulo, do município de Cataguases, Minas Gerais. Resultados: Os estagiários promoveram ações tais como salas de espera antes das consultas com temas como: “Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, “Planejamento Familiar”, “Tabagismo”, “Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama”, e “Dengue”. Além da realização das salas de espera, foram feitas ações como confraternizações com idosos no Natal, contemplando ações de auto-cuidado como higiene pessoal, com ênfase no aumento da auto-estima, bem como atividades de recreação com dança e jogos; nas ESFs os estagiários realizaram um encontro com Hipertensos e Diabéticos, no qual foram realizados círculos de palestras abordando os principais questionamentos deste público; e ao final do encontro foram realizados exercícios de alongamento, bem como ofertado um nutritivo café da manhã. Conclusão: Durante o período do estágio, os estagiários tiveram a oportunidade de vivenciar as ações educativas em saúde e puderam perceber o quanto elas traziam benefícios aos usuários; ratificando um novo enfoque na assistência, que preza pela prevenção, vinculando à saúde não somente a ausência de doenças, mas também a um completo estado de bem-estar. Foi possível concluir que as ações favoreceram não somente aos conhecimentos adquiridos pelos usuários acerca dos cuidados de saúde; mas também foi primordial para o crescimento e amadurecimento dos estagiários no sentido de afirmação do processo educativo.