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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
TÁSSIO BRENO DE SOUSA LOPES LAVÔR
Autores:
  • SÔNIA MARIA DE ARAÚJO CAMPELO
  • BRUNA FERNANDES ALMEIDA
  • SIMONE FERNANDES ALMEIDA
  • TATIANA RAMOS SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No intuito de assegurar a sobrevivência das instituições no cenário atual das organizações em saúde, o processo de Acreditação Hospitalar é um método de consenso, racionalização e ordenação dos serviços hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais, que se expressa pela realização de um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, garantindo a qualidade da assistência por meio de padrões previamente estabelecidos. OBJETIVO: Relatar a experiência de implantação do processo de Acreditação Hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, em um Hospital Público e de Ensino de referência do estado em Teresina-PI, feito por acadêmicos de enfermagem inseridos na instituição por meio de projeto de extensão. RESULTADOS: Em 2012 começou a preparação do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para o processo de Acreditação Internacional da Joint Commission Internacional (JCI), conduzido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) que visitou o hospital e pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Foi o primeiro hospital público no Piauí a participar do processo, que faz parte do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos no país selecionado pelo Ministério da Saúde. O HGV vem trabalhando nos últimos dois anos, em sua reestruturação e modernização, intensificando a divulgação do projeto, com a realização de reuniões e educação em saúde junto aos colaboradores dos diferentes setores. Para obter o selo de Acreditação da JCI, o hospital vem corrigindo lacunas para atingir padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente, com atividades de educação permanente perfilando as rotinas, procedimentos e na construção de protocolos, com a participação coletiva dos trabalhadores. Foram definidos 31 indicadores, focados nos aspectos administrativos e no processo do cuidado ao paciente. Em 2014, houve outra visita de auditores à instituição, conseguindo 58% de conformidade nos seus processos de trabalho, onde em 2012 era de 32%. Ressalvamos avanço principalmente nas áreas de cuidado ao paciente, produção de acervo de documentos e na Central de Material que vem utilizando protocolos adequados. CONCLUSÃO: A qualidade na assistência vem melhorando, por meio de uma padronização definida, onde o usuário é o grande beneficiado, pois passa a contar com serviços sistematizados, aumentando a segurança e a qualidade no atendimento, sendo assim, norteador dentro do estado, reconhecido como um centro de referência em saúde.