LogoCofen
Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
QUALIDADE DE VIDA GERAL DOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMA
Relatoria:
LEONEL LUCAS SMITH DE MESQUITA
Autores:
  • Luciana Batalha Sena
  • Clarissa Galvão da Silva
  • Nair Portela Silva Coutinho
  • Maria Lúcia Holanda Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde definiu Qualidade de vida como “A percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”¹. É considerado um conceito, subjetivo e multidimensional por envolver vários aspectos da vida humana, tais como: relações sociais, saúde, família, trabalho, meio ambiente, entre outros². OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida geral dos docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. METODOLOGIA: É um estudo transversal, exploratório e de abordagem quantitativa. Com trinta (30) docentes. Realizada na sede provisória do Departamento de Enfermagem. O instrumento utilizado foi o questionário WHOQOL – Bref, versão em português. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/CEP-HUUFMA com parecer nº 177.563, data da relatoria: 13/12/2012. Obedece às recomendações da Resolução 466/12 do CNS, os docentes assinaram o TCLE construído especificamente para o estudo. A coleta dos dados foi realizada de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013. Os dados dos escores e estatística descritiva do WHOQOL- Bref foi feito através do Microsoft Excel 2007. Os escores foram calculados pela sintaxe WHOQOL- Bref. RESULTADOS: A qualidade de vida geral (QVG) refere-se às duas primeiras questões do WHOQOL – abreviado, a primeira questão (Q1) solicita que o participante da pesquisa avalie a própria qualidade de vida de um modo geral e a segunda (Q2) avalia a satisfação com a própria saúde. A Q1 obteve o escore médio foi de 3,70 e em relação a Q2 o escore médio foi de 3,60, classificação esta abaixo da valoração 4 que é considerado Boa. CONCLUSÃO: Confirmando o encontrado no decorrer da pesquisa, onde o excesso de tarefas e compromissos com a escassez de tempo leva os docentes a aproveitar menos a vida, a ter o sono comprometido, dificulta as relações pessoais comprometendo o apoio social, e a levando a muitos participantes a não considerarem sua qualidade de vida e sua saúde adequada.