Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENVOLVENDO A TEMÁTICA QUEDAS NA TERCEIRA IDADE: RELATANDO A EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NATALIA REJANE DE ALMEIDA
Autores:
- TACIANA VALÉRIA MATIAS VILLAR
- SILMARA DE OLIVEIRA SILVA
- EDILUCE CÂNDIDO
- AYSSA MARINHO VITORINO DE ALMEIDA
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Um episódio de queda na pessoa idosa pode ocasionar consequências graves, estando dentro de um panorama de alta incidência e suscetibilidade a lesões. Os profissionais da saúde precisam identificar os grupos mais vulneráveis, atuando de forma preventiva, sendo assim, a temática referente a quedas deve ser inserida nas ações educativas para que seja possível contribuir para a adoção de hábitos que minimizem o risco de quedas no cotidiano e durante as atividades da pessoa idosa. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante a atividade de educação em saúde referente a quedas na terceira idade. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, mediante uma ação educativa em um Centro de Convivência para idosos no município de Campina Grande-PB. Resultados: A ação foi planejada e estruturada em três momentos, utilizando dinâmicas para integrar os participantes e trocar experiências. A primeira dinâmica com o título “bola imaginária” tinha o intuito de acolher a pessoa idosa, através dessa dinâmica foi possível conhecer todos os participantes, como também permitir a expressão de sentimentos e características que o idoso queria compartilha naquele momento. A segunda dinâmica intitulada por “dinâmica das caixas” trouxe em destaque a temática quedas fortalecendo o conhecimento a respeito dos fatores de risco, consequências e prevenção. Os idosos compartilharam suas experiências mediante o assunto surgindo reflexões sobre a hospitalização de idosos devido a quedas, dependência familiar e alterações no cotidiano. Dentre as principais causas de quedas destacadas estavam relacionadas aos fatores extrínsecos, que são justamente os envolvidos com o ambiente, como situações em que o idoso cai sobre objetos, pessoas, ambientes escuros e desorganizados. A terceira dinâmica para finalizar a ação educativa proporcionou um momento de descontração e de compartilhamento da vivência de todos sobre a ação. Os idosos relataram o quanto estavam felizes pela ação não só pelo tema mas pela forma que foi abordado, uma vez que estavam cansados de palestras ou ações que não oportunizava a participação de todos os envolvidos. Dessa forma. Conclusão: que a ação permitiu o crescimento enquanto acadêmicas, pois vimos o quanto é importante planejar uma ação educativa em que seja transformadora e que realmente haja troca de conhecimento e parceria.