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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS TECNICOS DE ENFERMAGEM DA REDE E-TEC BRASIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GIRZIA SAMMYA TAJRA ROCHA
Autores:
  • Aline Raquel de Sousa
  • Daniele Martins de Sousa
  • Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho
  • Anna Karolina Lages de Araujo
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A Rede e-Tec Brasil foi instituída pelo Decreto n.º 7.589/2011 com a finalidade de desenvolver, ampliar e democratizar o acesso a Educação Profissional e Tecnológica exclusivamente na modalidade a distância. Esta é uma ação do Ministério da Educação e tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos. Neste contexto, objetivou-se subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação à distância vinculada a tutoria presencial, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade à determinada clientela. Este estudo consiste em um relato de experiência de Tutores na modalidade presencial que atuam junto ao programa de Ensino Técnico a Distância “Rede e-Tec Brasil” do Colégio Técnico de Floriano vinculado a Universidade Federal do Piauí no Polo de Monsenhor Gil-PI atuando como tutores presenciais e acompanhando os discentes em aulas Práticas, função exercida no período de julho de 2012 a maio de 2014. A perspectiva da Rede e-Tec é a expansão e democratização da oferta de profissionalização voltada para o interior do país e também para as periferias das áreas metropolitanas orientando-se pelas necessidades de desenvolvimento econômico e social do estado. Para tanto, se deve tomar como referência as demandas dos trabalhadores por uma formação ampla e qualificada, as necessidades sociais e culturais e regionais identificados pelos estados. Acredita-se que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar profissionais que não têm acesso aos processos convencionais de ensino, viabilizando a qualificação de um grande contingente, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional diariamente. Frente à necessidade de formar estes profissionais a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível, mostra-se como uma modalidade de ensino com muitas possibilidades de desenvolvimento didático-pedagógicas e, com alunos cujo perfil revela trabalhadores com jornada significativa de trabalho, e ou estudantes que ainda estão concluindo o ensino médio, garantindo-lhes a oportunidade de uma educação profissionalizante, gerando assim maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho no qual o papel do tutor à distância e presencial auxilia os alunos no desenvolvimento satisfatório dos objetivos propostos e consequentemente, na sua formação.