Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
GIRZIA SAMMYA TAJRA ROCHA
Autores:
- Aline Raquel de Sousa
- Daniele Martins de Sousa
- Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho
- Delmo de Carvalho Alencar
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A Educação à Distância (EaD) se insere na enfermagem como estratégia educacional devido ao desenvolvimento de ferramentas e recursos de comunicação, é uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo alcance seu potencial e para estimulá-lo a colaborar com outros em ações que visam ao bem comum. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica onde optou-se em realizar uma revisão integrativa sobre a utilização da EaD, para a elaboração desse estudo seguiu-se o percurso metodológico de 6 etapas que consiste nos seguintes passos: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados; e, apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Para conhecer melhor a contribuição dessa modalidade de ensino no desenvolvimento da enfermagem contemporânea, a partir da avaliação crítica dos estudos incluídos realizou-se a interpretação dos resultados e a apresentação da revisão integrativa constatou-se que a EaD pode ser um instrumento inovador e facilitador para o ensino da enfermagem não presencial permitindo mudança na metodologia de ensino com interatividade, liberdade e autonomia para os discentes. O ensino da enfermagem a distância apresenta uma tecnologia de aprendizagem inovadora, oportuna e necessária para atender as necessidades de profissionais, sociais e de mercado do mundo contemporâneo. Contudo, no Brasil, os estudos nessa área do conhecimento e as experiências utilizando a EAD acenam para amplas necessidades de publicação, haja vista, a pouca quantidade de estudos publicados nas bases de dados consultadas nesse estudo.