Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA VIVENCIA ACADÊMICA
Relatoria:
SARAH REJANE DANTAS BATISTA
Autores:
- Wanda Barbosa de Assis Vieira
- Raphael Raniere de Oliveira Costa
- Soraya Maria de Medeiros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O ensino da ética e da bioética nos cursos de graduação em Enfermagem frequentemente apresentam abordagens estritamente conceituais, fazendo que a disciplina menosprezada em detrimento àquelas de aplicabilidade prática e isso se reflete, também, no entendimento do CEPE. Nesse sentido, o trabalho tem por objetivo refletir sobre a ética em enfermagem e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) no contexto do ensino em Enfermagem. Para tanto, relata-se a experiência originada a partir da vivência dos autores nas discussões propostas na disciplina de ética profissional na graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para contextualizar a vivência, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o propósito de buscar argumentos capazes de esclarecer os aspectos relacionados ao tema, a partir de referenciais teóricos atuais publicados, todos acessíveis por meio impresso ou eletrônico, utilizando-se os descritores: código de ética, ética profissional e ensino da ética. O estudo da ética e do CEPE mostraram-se difíceis em virtude do desprezo, por grande parte dos estudantes pela disciplina de ética e pela presença da linguagem jurídica no CEPE o que dificulta seu entendimento. Conclui-se que para uma melhor compreensão da ética e do CEPE são necessários melhoria no ensino da ética e maior detalhamento de conceitos e termos jurídicos presentes no CEPE.