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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM O USO DE PACIENTE-PADRÃO EM SIMULAÇÃO NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO ÉTICA
Relatoria:
WANDA BARBOSA DE ASSIS VIEIRA
Autores:
  • Raphael Raniere de Oliveira Costa
  • Soraya Maria de Medeiros
  • Erika Simone Galvão Pinto
  • Ana Paula Gomes de Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A simulação é uma metodologia de ensino que pode permitir, através de cenários simulados, que o discente tenha aproximação prévia com as diversas interfaces dos serviços de saúde. Como ferramenta de construção e execução destes cenários, o docente pode dispor de atores/atrizes, também chamados de pacientes-padrão, principalmente quando a habilidade que se deseja trabalhar relaciona-se a habilidade de comunicação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada a partir do uso de pacientes-padrão no âmbito da construção e execução de cenários de simulação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência em simulações na disciplina de Atenção Integral a Saúde II, da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O uso da ferramenta paciente-padrão permitiu a execução dos cenários planejados, por ser um recurso que dispensa tecnologias dispendiosas em simulação. A possibilidade de construção da comunicação terapêutica, o enaltecimento da percepção dos aspectos mais subjetivos dessa relação e a averiguação de comportamentos que puderam ser trabalhados, antes do contato direto com o paciente real, são aspectos que podem ser destacados a partir dessa vivência. Por ser uma estratégia de ensino que permite o erro, em situações que não são toleradas na prática clínica real, pontua de forma direta os diversos aspectos éticos da dinâmica de ensino e aprendizagem.