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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICO-CIRÚRGICA: FATORES LIMITANTES
Relatoria:
KAMILLE RIBEIRO SAMPAIO
Autores:
  • Igho Leonardo do Nascimento Carvalho
  • Ana Alinne Gomes da Penha
  • Rogeria Justino de Oliveira Costa
  • Regina Petrola Bastos Rocha
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) tem sido amplamente discutida no exercício da enfermagem pelos benefícios ao cliente e ao profissional, mas também pela dificuldade de sua implementação. Logo, faz-se necessário que a SAE ultrapasse o plano teórico e seja uma realidade no exercício da enfermagem. Portanto, objetivou-se elencar e discutir as principais limitações para a implementação da SAE em clínica médico-cirúrgica. Procedeu-se a busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCs): Processos de Enfermagem e Cuidados de Enfermagem. Os critérios de inclusão foram: estudos primários ou secundários, em língua portuguesa, disponíveis na íntegra nas bases de dados selecionadas, publicados entre 2010 e 2013, com tema principal: aplicação da SAE no ambiente hospitalar, enfocando clínica médico-cirúrgica. Os critérios de exclusão foram: temática irrelevante ao objetivo, repetição nas bases de dados, e não disponibilidade eletrônica no formato de texto em português completo e gratuito. A amostra foi composta por 13 artigos lidos na íntegra. Os principais fatores limitantes à implementação da SAE foram: falta de conhecimento da equipe de enfermagem sobre SAE e o Processo de Enfermagem, ausência ou inadequação de instrumentos, déficit de recursos humanos, falta de interesse/compromisso da equipe de enfermagem. Conclui-se que é importante que haja a estimulação institucional, através de medidas que subsidiem a implantação da metodologia, firmando parceria com a equipe de enfermagem, comungando do mesmo propósito: a melhoria da qualidade da assistência à clientela e a satisfação dos profissionais da classe.