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Anais - 17º CBCENF

Resumo

Título:
GRADUANDOS DE ENFERMAGEM COMO EDUCADORES NO PROJETO TRILHAS DA VILA PONTE DE SABERES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DEIVID RAMOS DOS SANTOS
Autores:
  • Ana Telma Monteiro de Souza
  • Bruna Leão Vanzeler
  • Hellen de Paula Silva da Rocha
  • Marcandra Nogueira de Almeida Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é uma prática na qual existe a participação ativa da comunidade e que proporciona informação, educação sanitária e aperfeiçoa atitudes indispensáveis à vida. Nesse sentido no ano de 2014 acadêmicos de diversos cursos da Universidade do Estado do Pará, dentre os quais, acadêmicos de Enfermagem da respectiva universidade, realizaram ações de educação em saúde periódicas junto aos alunos da escola Vera Simplício por meio do projeto TRILHAS DA VILA, PONTE DE SABERES, com o intuito de estimular a educação, promoção e prevenção da saúde. OBJETIVOS: Observar e descrever a importância das atividades de graduandos de enfermagem como educadores no projeto TRILHAS DA VILA, PONTE DE SABERES. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência que versa sobre o trabalho produzido por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará em atividades curriculares, cujo cenário foi a Escola Estadual Vera Simplício no Bairro do Telégrafo em Belém, Pará, Brasil. Participam ativamente crianças moradoras das proximidades, dentre as quais pessoas com baixo poder aquisitivo e residentes em palafitas às margens da Baia do Guajará. Por se tratar de experiência de ensino-aprendizagem, não houve necessidade da formalização do procedimento de consentimento livre e esclarecido previsto na Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS:Tal experiência evidenciou a importância da assistência educativa no projeto, valorizando a prevenção à saúde, visto que os participantes enfatizaram que essas atividades contribuem para a promoção e manutenção desta e consequentemente favorecem e estimulam o autocuidado. Além disso, percebeu-se benefícios para a formação profissional dos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da UEPA, pois a estes a prática associada aos conhecimentos teóricos possibilitaram uma aproximação com a realidade da assistência, por meio da qual é essencial ao cliente cada vez mais atenção integral, resolutiva e humanística.