Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NATALIA DE JESUS SOUSA CUNHA
Autores:
- NILZA BEZERRA PINHEIRO DA SILVA
- DAYDYLLANNEE GONÇAlVES ALENCAR SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Cultura, política e história da enfermagem no mundo
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:A monitoria compreende uma modalidade de ensino aprendizagem que propicia a construção de um saber acadêmico acurado.O monitor é considerado um agente do processo ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição.Objetivo:Relatar a experiência da prática da monitoria como uma atividade que contribui para a formação acadêmica.Metodologia:Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, vivenciado na monitoria da disciplina Bioquímica, para os cursos de graduação em Nutrição e Enfermagem da Faculdade Estácio de São Luís-MA no período de março de 2013 a março de 2014.O desenvolvimento das atividades se deu através do acompanhamento dos discentes durante as aulas teóricas e práticas da disciplina, que incluíam desde a orientação em produção de relatórios das práticas realizadas com vidrarias, soluções e reagentes, elaboração de estudos dirigidos, a grupos de estudos com os alunos que apresentavam dificuldades.Resultados e Discussões:Sendo a Bioquímica um ramo da ciência que depende de um estudo profundo para compreender a complexidade dos mecanismos celulares e suas interações com outras ciências da saúde, verificou-se nos alunos um pensamento criado sobre a disciplina, como um aglomerado de estruturas químicas e reações, difíceis de serem assimilados, resultando em dificuldade na aprendizagem.Entretanto, a presença de um monitor promove um estímulo à produção de conhecimento, inserindo-os gradualmente no processo de ensino Acredita-se que, com a habilidade prática e o conhecimento teórico que os acadêmicos adquirem com o auxílio das monitorias, se obtenha como resultado uma maior autoconfiança e segurança do aluno, facilitando o aprendizado.Outro ponto observado foi o entrave que os alunos possuíam em esclarecer suas dúvidas, sendo que a atuação do monitor como facilitador do meio permitiu autoconfiança nas relações interpessoais, houve melhoria significativa no rendimento dos monitorados.Conclusão:A vida acadêmica é permeada de grandes descobertas, permitindo ao discente desenvolver suas potencialidades intelectuais.Atuar na monitoria é algo enriquecedor, para a formação profissional e pessoal.Os questionamentos advindos dos discentes impulsionam o monitor a estudar mais, rever conteúdos estudados anteriormente e possibilita habilidades voltadas à prática da docência.Sendo assim, é imensamente gratificante saber que o monitor contribui para um feedback positivo no processo de ensino-aprendizagem.