Anais - 17º CBCENF
Resumo
Título:
SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO E DE GESTÃO – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
THAÍS SANTOS GUERRA STACCIARINI
Autores:
- Marina Hygina Ribeiro Cunha
- Sandro Rogério dos Santos
- Adriana Feliciana Melo
- Daniela Galdino Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O serviço de educação permanente apresenta-se como um eficiente instrumento de capacitação e de gestão para alcançar a qualidade e a segurança da assistência à saúde, isso porque a sua rotina de trabalho facilita uma integração natural entre ensino e gestão. Objetivos: Descrever as rotinas de funcionamento e as atividades desenvolvidas do Serviço de Educação em Enfermagem (SEE) do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como instrumento de transformação da organização de trabalho, de desenvolvimento permanente dos trabalhadores e de alcance de metas institucionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de capacitação e de gestão do SEE, compreendido de 2005 a 2014. Resultados: O SEE possui estrutura física adequada. A equipe é composta por três enfermeiras, com experiência prática e em educação. A metodologia pedagógica é diversificada. Toda a participação do funcionário é registrada em um banco de dados informatizado. As aulas são oferecidas na sala de aula do SEE, nas unidades ou em outros espaços. O número de aulas é determinado de acordo com a relevância do tema e os temas abordados são selecionados a partir do “diagnóstico situacional”. As estratégias de ensino são educação em serviço, minicursos e ensino à distância. Outras atividades desenvolvidas são: elaboração, atualização e validação de rotinas, de protocolos, de planos de intervenções, de procedimentos operacionais padrão, de fôlderes de orientações pós-alta, de formulários assistenciais e do livro e do guia de bolso; organização de processos seletivos para contratação de funcionários da enfermagem; criação da página do SEE na internet; manutenção do mural de enfermagem; controle e fiscalização da educação permanente in locu realizada pelos enfermeiros e participação em comissões de segurança do paciente e de gerência. O livro POP foi elaborado como uma estratégia de reunir os principais procedimentos realizados pela enfermagem, tendo como proposta a padronização da linguagem e da aplicabilidade no ensino e na assistência. Consta da descrição detalhada de 58 procedimentos mais realizados pela enfermagem e foi distribuído 1.300 exemplares, gratuitamente, a todos os funcionários de enfermagem do âmbito institucional e aos outros hospitais e instituições de ensino municipais, regionais e nacionais. A versão ampliada, revisada e ilustrada do livro POP será lançada pela editora Atheneu e divulgada na 17° CBCENF 2014.